Descubra cores no seu Mac com o Sip

Os sistemas Mac são a escolha número um de praticamente todos os profissionais do mundo do design e de alguns programadores mais exigentes. O seu sistema operativo alia eficiência a um conjunto de aplicações e ferramentas que o tornam poderoso, e uns passos à frente da concorrência.

Uma das coisas que não pude deixar de observar é que as suas aplicações por norma são muito bem desenhadas, mesmo tendo em conta que às vezes estão a ser desenvolvidas e atualizadas por apenas uma ou duas pessoas. Isto acontece porque programadores e designers profissionais juntam-se para criar respostas para problemas que eles próprios enfrentam no seu dia a dia.

Um problema

Quem desenvolve programação sabe que é chato ter que largar o código cada vez que pretende saber o código de uma cor. A Internet pode ajudar, mas o que está mais à mão normalmente é o Photoshop ou qualquer outro software de manipulação de imagem.

Apesar do Photoshop ter uma ferramenta de captura de cores incorporada, uma licença deste software não é barata principalmente para um profissional autónomo. No caso dos programadores acaba por ser desnecessário ter este programa a não quer que saibam e precisem de desenhar ou manipular imagens – ou então recorrerem a outros meios menos recomendáveis para poder obter o programa.

Uma solução

O Sip é um programa para Mac criado por dois portugueses os The Olá Brothers (André Gonçalves e Rui Aureliano), que permite capturar cores com a precisão de um pixel a um custo muito simpático – ou seja é grátis. A instalação do Sip pode ser feita diretamente da App Store do Mac, e está disponível para a versão OSX 10.8 ou superiores de 64-bit.

Sip1

Em termos de funcionamento o Sip é bastante simples, basta abrir a aplicação, de seguida clicamos no respetivo ícone que está situado na barra de topo do Mac e que abre o menu da aplicação, e finalmente escolhemos a opção “Pick Color” para retirar o código de qualquer cor do nosso ambiente de trabalho. Também podemos recorrer ao respetivo comando de atalho e poupamos estes passos todos.

Com a lupa à nossa frente podemos capturar códigos de cores de qualquer coisa que esteja presente no nosso ecrã, inclusive de janelas de outros programas que possam estar abertas como por exemplo o nosso browser de Internet.

Sip2

Em termos de configurações o Sip permite:

  • Escolher o tipo de formato da cor que pretendemos capturar de uma lista com muitas opções como RGB, CMYK, RGBA, HEX, etc.;
  • Inserir ou não o cardinal # antes do código da cor capturada;
  • Guardar histórico de cores;
  • Modificar o tamanho da lupa ou o zoom da mesma;
  • Copiar o código automaticamente e reproduzir um som dessa ação;
  • Utilizar atalhos para copiar cores.
  •  Este é um programa bastante simples mas que pode facilitar a vida a quem trabalha diariamente com Mac, quer seja programador, designer ou qualquer outro profissional que precise de recorrer a códigos de cores.

0 comments