Criador de Instapaper lança publicação para iPad.

Em 2008, pouco tempo depois de a App Store abrir portas, Marco Arment publicou uma aplicação para reunir todos aqueles artigos que temos preguiça de ler na hora. O Instapaper, com mais de 2 milhões de utilizadores registados, reúne todos esses artigos, geralmente longos e densos mas interessantes e criteriosos, numa interface limpa e optimizada para leituras longas, ausente do ruído das páginas web (o que viria mais tarde a inspirar a Apple a criar o modo de Leitor no Safari).

Ontem, Marco Arment apresentou uma nova aplicação para o Quiosque do iOS. Tem o pretensioso nome de “The Magazine” e os conteúdos são editados pelo próprio. A premissa fixa-se em quatro artigos sobre tecnologia, de duas em duas semanas, num ponto de vista crítico e não jornalístico.

A app é gratuita e oferece uma semana de leitura. Após isso, é activa a subscrição mensal de €1,99 por 8 artigos.

Certamente parece improvável que alguém despenda essa quantia por apenas 8 artigos, ainda assim, sendo conteúdo em Inglês de carácter tão específico e aprofundado sobre a cena tecnológica, parece-me que o iPad não é o sítio errado para vender esse conteúdo.

A aplicação funciona tanto em iPhone como iPad, com iOS 6, e começa com um bug na subscrição, que será resolvido na próxima actualização. A forma de funcionamento é muito simples, apresentando logo o primeiro artigo em destaque com apenas dois botões no topo. Um para aceder aos restantes artigos e ajustes de tamanho de letra e cor, e outro para partilhar os artigos nas redes sociais. No iPad 3, com o ecrã retina, a base tipográfica da aplicação ganha um valor especial, providenciando uma leitura harmoniosa.

É lamentável a não compatibilidade com versões do iOS anteriores, a obrigatoriedade de abrir os links no Google Chrome, caso este esteja instalado, e a incerteza relativamente à verdadeira qualidade dos conteúdos justificar o preço.
De qualquer forma, “The Magazine” presta-se como óptimo exemplo para as publicações tradicionais, evidenciando a possibilidade de monetizar conteúdo em formato digital, com uma aplicação bem desenhada e construída, com conteúdos especializados e relevantes.

A aplicação está disponível exclusivamente na App Store.

0 comentários