Cores branco e preto poderão ser predominantes no iOS 7

Com o aproximar da WWDC 2013 onde o iOS 7 será apresentado surgem informações sobre o sistema operativo mais aguardado.

O blog 9to5mac afirma ter recebido informações detalhadas do que poderá vir a ser o novo iOS 7.

Fontes descreveram o iOS 7 como “preto, branco e liso por toda parte”. Isto refere-se ao abandono de texturas pesadas e à adição de vários elementos de interface do utilizador preto e branco.

As mesmas fontes dizem que nos últimos meses a Apple tem vindo a redesenhar a nova interface do iOS 7 várias vezes e que até à apresentação do software na Worldwide Developers Conference 2013 muita coisa pode mudar e o que até agora tem vindo a ser testado nas últimas semanas pode ser diferente do que pode vir a ser apresentado.

Jonathan Ive parece ser o grande responsável por estas mudanças todas e o possivel abandono do design skeuomorphic deve-se ao facto do atual responsável pelo departamento de design industrial da Apple acreditar que este tipo de design não “sobrevive” ao teste do tempo e acaba por cansar os utilizadores.

Jonathan Ive

A influência que Jonathan Ive tem no desenvolvimento do iOS 7 não se limita a algumas áreas, de acordo com algumas fontes Ive vai deixar a sua marca em praticamente todo o sistema operativo.

Vejamos então que alterações podem estar presentes no iOS 7 e qual a influência de Jonathan Ive nessas mesmas alterações.

iOS 7_2

Desbloqueio do iPhone: no iOS 7 o ecrã de desbloqueio vai deixar de ter uma interface  transparente e as cores predominantes serão o preto e o branco, os botões serão pretos com contornos brancos, os números serão brancos. As notificações no ecrã de desbloqueio terão melhoramentos a nível de manipulação por gestos.

Notificações: as cores predominantes na central de notificações será o cinza escuro e o preto, estão em estudo a introdução de mais widgets e serão introduzidos atalhos para ativar/desativar o Wi-Fi, o Modo Avião e o Bluetooth.

Ecrã inicial: as Apps vão perder o seu brilho e vão apresentar um look mais esbatido mas vão manter o seu formato arredondado. As aplicações nativas da Apple vão ser redesenhadas e perder o seu look skeuomorphic. A barra de status será menos transparente que a do iOS 6 e o teclado vai ser semelhante às versões anteriores do iOS mas será mais esbatido e terá um visual mais cinza.

Apps redesenhadas: As Apps nativas vão ser alvo de uma maior uniformização onde as cores branco, preto e design esbatido vão ser uma presença constante. Notas, Mapas, Mail, Calendário e Mensagens todas terão a cor branca como fundo.

As alterações não vão passar só pelo design do iOS 7, o novo sistema operativo também irá incluir novidades como a integração do Flickr e Vimeo e melhoramentos a nível de suporte para automóveis relacionados com os Mapas e a Siri.

Segundo o blog 9to5mac os engenheiros e designers estão a dar prioridade à versão iOS 7 para iPhone em relação à versão do software para iPad.

Será que esta alteração de design será demasiado drástica e vai desiludir grande parte dos utilizadores do sistema iOS?

0 comments