Como preparar os seus dispositivos para o iOS 8

É já amanhã, 17 de Setembro, que a Apple vai lançar o novo software para iPhone e iPad, o tão esperado iOS 8. Dentre as novidades, que podem ser consultadas aqui, a atualização às notificações, novidades no TouchID, a nova aplicação de saúde e fitness, os gadget de domótica e o suporte de teclados de terceiros.

Uma vez que o sistema fica disponível para download gratuito para todos os utilizadores ao mesmo tempo, é importante certificar-se que o seu iPhone e/ou iPad estão preparados para receber a aplicação. O que queremos dizer com isto? Explicamos tudo a seguir.

Em primeiro lugar, é necessário saber se o aparelho que possui é compatível com o iOS 8. Os gadgets que poderão receber o novo software móvel são:

  • iPhone 4S
  • iPhone 5
  • iPhone 5C
  • iPhone 5S
  • iPad 2
  • iPad 3
  • iPad 4
  • iPad Air
  • iPad Mini
  • iPad Mini com Retina Display

(O iPhone 6 já vem equipado com o novo sistema)

Cópias de segurança

Confirmada esta questão, o passo seguinte tem a ver com backups. Antes de instalar o iOS 8, é aconselhável fazer backups dos dispositivos. Existem duas formas de o fazer, através da iCloud, ou diretamente para o computador.

Se tiver a opção de fazer os backups pela iCloud ativada basta carregar o iPhone ou o iPad enquanto estes estão ligados a uma rede Wi-Fi. Se não sabe como ativar esta opção, ou se não tem a certeza se a tem ativa, vá a “Definições” – “iCloud” – “Armazenamento e Cópias” e confirme se tem a opção “Cópia iCloud” ativa ou não.

2014-09-14 18.59.38

Em alternativa, pode fazer o backup através do iTunes, bastando para isso ligar o dispositivo ao computador, abrir o iTunes e debaixo da secção “Cópias de segurança” escolher “Este computador” e, depois, clicar em “Efetuar cópia de segurança agora”.

Guardar uma cópia da versão anterior

Muitas vezes, após a atualização, muitos utilizadores gostariam de poder voltar atrás, à versão que tinham. Ou porque determinada aplicação de que necessitam ainda não funciona devidamente com o novo sistema ou simplesmente porque o dispositivo ficou demasiado lento. Independentemente da razão, existe uma forma de voltar à versão anterior, se for rápido.

A Apple “assina” versões do iOS, ou seja, é dito ao dispositivo que está tudo bem em usar a versão que vai instalar, deixando de “assinar” as edições anteriores do iOS um ou dois dias depois do lançamento da mais recente. Por isso, se quando instalar o iOS 8 desejar voltar atrás, não pode esperar muito para o fazer. Por segurança, é melhor deixar guardada uma cópia do ficheiro iOS 7.1.2 .ipsw.

Se não possuir nenhuma no seu computador, poderá pesquisar na Internet utilizando, por exemplo, as palavras “download ipsw”, bastando nesta altura escolher a versão correspondente ao gadget que possui.

Reservar espaço livre para o novo iOS

É sempre necessário fazer o download do novo sistema antes de o instalar, sendo para isso necessário possuir espaço no iPhone ou no iPad. Se o iOS 7 requeria 700MB de espaço livre, para o iOS 8 será sensato deixar pelo menos 1GB.

Consultar como o espaço do seu dispositivo está a ser ocupado é muito simples. Siga os passos: “Definições” – “Geral” – “Utilização” e surgirá uma lista das aplicações e do espaço que cada uma está a ocupar. Se precisar de apagar alguma coisa, pode fazê-lo sem preocupações, uma vez que já efetuou cópias de segurança.

2014-09-16 00.30.28

Instalar o iOS 8 

Finalizados todos estes passos, estará pronto para instalar o novo sistema. Assim que estiver disponível irá receber uma mensagem para fazer a atualização, mas se preferir fazer a instalação manualmente basta ir a “Definições” – “Geral” – “Atualização de Software”.

 

0 comentários