Como dar uma nova vida ao seu iPad antigo e a uma televisão

Em janeiro de 2010, mais precisamente no dia 27, Steve Jobs apresentou ao mundo o tablet da Apple. A 30 de novembro de 2010, foi lançado em Portugal. O iPad veio revolucionar o mundo e tornou-se uma referência. Passados quase 5 anos depois da sua apresentação, já foram apresentamos mais 4 modelos. Mais finos, rápidos, modernos e com funcionalidades que deixam o iPad 1 um pouco “envergonhado” hoje em dia, sendo que viria em Março de 2011 a ser descontinuado, ficando-se pelo iOS 5.1.1.

Mesmo assim, continua um equipamento muito útil e que tem as funcionalidades de qualquer tablet ainda no mercado. Serve para escrever, desenhar, visitar redes sociais e para jogar. Mas não serve apenas para isso. O Jailbreak (que talvez possa ser equiparado ao “root” no sistema Android) dá uma nova vida a qualquer dispositivo da gigante de Cupertino. Sendo anteriormente mais notória a diferença que fazia (muitas funções do iOS actual foram inspiradas no Jailbreak), continua a ser uma “arma” para personalizar e abrir o sistema móvel da Apple. Podendo perder alguma da segurança que a Apple incutiu no iOS ao fechar o sistema, pode-se ganhar muito ao fazer Jailbreak. Desde que se faça com segurança e bom senso.

Passando ao que realmente interessa neste artigo, aqui é exemplificado uma das muitas coisas que é possível fazer com Jailbreak.

Depois de feito Jailbreak, existem vários tweaks criados para facilitar de alguma forma o uso do iOS. Dois desses tweaks são o DisplayOut (autoria de Ryan Petrich) e o Resuported 4+ (autoria de phoenix3200). Ambos se encontram no repositório BigBoss.

Com recurso a um cabo de 30 pinos (imagino que haja para os novos modelos também) com ligação Cabo AV Video TV RCA e USB, é possível ligar a uma televisão que tenha entrada RCA e fazer “mirroring” da imagem que temos no iPad.

cabo

Com este cabo, podemos fazer ligação a uma televisão. Normalmente não faria nada no caso do iPad 1, mas com recurso ao tweak DisplayOut funciona e faz mirroring da imagem que temos no iPad.

Tendo um custo de $2.99, este tweak tem a qualidade de todos os tweaks criados por Ryan Petrich. É possível configurar imensas coisas como o ratio da imagem, seja na vertical ou horizontal, ter notificações quando o cabo está ou não ligado, mostrar toques no iPad/tv, etc.

No entanto, existem cabos não “oficiais” e se for esse o caso, o tweak Resuported 4+, faz o serviço que lhe compete fazendo com que o iPad assuma que é um cabo oficial e transmite a imagem. Este tweak tem um período experimental de 10 dias para testar e para comprar, é preciso desembolsar $3.99.

Mais algumas fotos do projeto:

TV1
Podem ainda fazer uma ligação à televisão e transmitir tudo aquilo que desejam.
TV5
Podem visualizar conteúdos com recurso ao XBMC.

DisplayOut

DisplayOutConfig

DisplayOutConfig2

resuported4

TV4

Esta projeto é da autoria de Adriano Filipe Matos, leitor do iClub que gentilmente partilhou este guia.

0 comments