Como apagar ficheiros que não querem ser eliminados

Por vezes, aparecem em discos ou unidades de armazenamento flash (“pen drives”) alguns ficheiros que parecem não querer ser eliminados. Alguns deles têm nomes que os denunciam claramente como malware específico para Windows (por exemplo, nomes terminados em .scr, .com ou .exe).

Se tem um desses ficheiros, que não sabe de onde surgiram nem para que é que servem, e que se recusam a ser eliminados ou o impedem de esvaziar o Lixo do seu Mac, não deixe de ler o resto deste artigo.

É um problema que surge com alguma frequência. Se esse disco ou pen drive passou por algum computador com Windows, é bem provável que se trate de alguma forma de malware (isto é, um vírus ou qualquer outro tipo de software malicioso).

Muito provavelmente, em Windows, esses ficheiros estariam escondidos e nem chegaria notar a sua presença. Mas, apesar de não causarem os danos que em Windows poderão causar mesmo sem nos apercebermos, num Mac os ficheiros ficam expostos e causam por vezes o incómodo de impedir o esvaziamento do Lixo. Para além disso, caso se trate efetivamente de um ficheiro nocivo para computadores com Windows, convém eliminá-lo para evitar causar problemas ou infetar computadores da sua empresa, da sua família ou dos seus amigos.

Para eliminar um desses ficheiros, comece por experimentar os seguintes passos:

  1. Selecione o ficheiro e, no menu Ficheiro selecione o item Obter Informações.
  2. Desmarque a caixa que diz Bloqueado ou Protegido.
  3. Elimine o ficheiro e esvazie o Lixo.

Se não for possível esvaziar o Lixo, poderá tentar forçar essa operação utilizando a seguinte combinação de teclas, no Finder:

Opção (alt) + Maiúsculas (Shift) + Comando + Apagar (delete)

Se não resultar, faça uma cópia de segurança de todos os ficheiros presentes nessa unidade de armazenamento (exceto o ficheiro que pretende eliminar), por exemplo, copiando-os para uma nova pasta na Secretária.

Depois, use a aplicação Utilitário de Disco para apagar (ou “formatar”) todo o conteúdo do disco ou pen drive.

  1. No painel da esquerda, selecione o ícone do disco ou pen driveque deseja apagar.
  2. Clique no separador Apagar.
  3. Clique no botão Apagar.

No final, volte a copiar os ficheiros do Mac para a sua localização original.

0 comentários