Como abrir o Safari sempre em Full Screen

safari full screen

safari full screen

Com o iPad, a Apple percebeu que as aplicações em full-screen eram absolutamente mais espectaculares que várias janelas no mesmo ecrã. Com o OS X Lion, a maior parte das aplicações ganharam um novo botão, no canto superior direito, que faz com que as aplicações ocupem todo o ecrã. A grande vantagem está em podermos tirar proveito de mais pixeis e concentrarmo-nos no que quer que seja que estamos a fazer sem outras janelas a distrair, o que é um óptimo e legítimo argumento de venda.

O Safari não foi excepção e funciona particularmente bem em full-screen. Apenas visível fica a barra de endereço e os marcadores/bookmarks são revelados quando aproximamos o cursor do topo do ecrã — pelo menos na minha configuração.

Ora, sendo tão particularmente melhor navegar em full-screen, há a necessidade de abrir o Safari sempre nesse modo. Por defeito, e considerando que a opção de restaurar as janelas abertas depois de fechar a aplicação está activa*, o sistema volta a abrir a aplicação em full-screen se a tiver terminado (Cmd-Q) nesse modo.

Mas, sendo o Safari uma aplicação de uso frequente e que está geralmente sempre aberta, apenas fechamos os separadores(Cmd-W). E ao abrir uma nova janela, ele abre-a na Secretária/Desktop e não em full-screen, como desejaríamos.

Geeks exigentes que somos, queremos mesmo fazer com que o Safari abra sempre em ecrã completo e para isso vamos utilizar uma extensão que se chama Tabkeys. Esta extenção inclui uma opção de abrir um novo separador em branco sempre que fechamos o último e único separador aberto no browser. Ainda que não seja a forma mais fluente, é, para já, a única que conheço para ter o Safari sempre em full-screen, sem ter de carregar em mais botões.

close last open tab

O Tabkeys está disponível para download gratuito e a instalação é bastante directa. Basta abrir o ficheiro descarregado e confirmar a instalação. Depois disso, passa a figurar na barra de endereço um novo botão com acesso a várias funções da extensão. A que nos interessa está no separador “General”, na coluna do lado direito e entitula-se “Close Last Tab”. Se não quiserem ficar com o botão no browser, podem sempre ir ao menu Visualização > Personalização da Barra de Ferramentas e arrastar o botão para fora da barra.

* No OS X Lion, basta ir às Preferências de Sistema, Geral/General e confirmar a opção “Restore windows when quitting and re-opening apps.”. No OS X Mountain Lion, no mesmo menu, garantir que a opção “Close windows when quitting an application” está desseleccionada.

0 comentários