SuperTooth Disco 2

Ainda sou do tempo em que a solução mais comum para ouvir música ‘decentemente’ a partir de um computador, era um sistema de colunas 2.1 com subwoofer e uns quantos cabos a ajudar à mixórdia em cima da secretária. Agora depois de testar esta coluna portátil SuperTooth Disco 2, chego a uma conclusão… Estou velho.

É mesmo esse o sentimento que surge quando agora me deparo com alguns sistemas de som, aqueles monstros pretos cheios de cabos são coisa do passado.

Esta proposta da marca francesa Supertooth é sem dúvida uma solução simples e eficiente, ideal para desfrutar da música (e não só) que temos armazenada no nosso desktop, portátil ou dispositivo móvel.

Retirada da caixa, os velhos hábitos falaram mais alto e desde logo o primeiro impulso foi ligar o cabo jack ao iPhone. Foi a primeira e única vez que esse cabo foi utilizado. Atualmente a maioria dos equipamentos já vem equipada com conexões bluetooth pelo que “a solução com fio” é meramente um complemento nesta coluna, servindo apenas para a conseguirmos ligar a equipamentos já não muito recentes. Este facto veio apenas reforçar o que já esperava, esta SuperTooth Disco 2, nasceu para ser um equipamento sem fios portátil.

Estrutura, design e qualidade de construção

Não esperem algo imponente para colocar em cima da secretária, esta coluna não é o típico elemento de um conjunto Hi-Fi de sala, é antes uma “peça” simplista, de linhas discretas e dimensões eurítmicas, elementos comuns a um objecto de design.

SuperTooth Disco 2

Os vários materiais que a compõe são de boa qualidade, desde o tecido que envolve as saídas de som, que é lavável no seu todo e que apresenta um excelente acabamento nos encaixes e costuras, passando pela restante estrutura, base e painel superior, constituídos por um material robusto de um preto baço com um leve acabamento de minúsculas pérolas brilhantes. Para além da cor de tecido preta, presente na unidade testada, estão ainda disponíveis mais 5 cores; vermelho, azul, verde, rosa e branco.

Apesar da mistura entre diversos materiais a sua conjugação é bem conseguida, uma vez que a base e o painel superior se integram de forma plena com o revestimento a 360º do tecido.

Som

Por se tratar de uma coluna o som nunca poderá ser considerado um aspeto secundário, mas como já foi referido, a SuperTooth Disco 2 não se propõe a desempenhar um papel de sistema de alta fidelidade. Contudo isso não significa que dos seus 18 cm de altura, por 11 cm de largura e 7 cm de profundidade, não deixem de surgir ainda assim 2 drivers na parte frontal e um subwoofer na parte traseira, que permitem atingir elevados níveis sonoros, capazes de preencher qualquer generosa sala, escritório ou quarto.

SuperTooth Disco 2

No que à qualidade de som diz respeito, os graves estão bem presentes, provando aos mais céticos que o subwoofer está mesmo lá. De todo o output sonoro não são perceptíveis sobreposições, os médios e os agudos não são abafados, muito pelo contrário, especialmente os agudos, que são reproduzidos de forma limpa e clara sem nunca serem estridentes. Em suma a qualidade de reprodução é perfeitamente e positivamente equilibrada, ressalvando-se apenas uma muito ligeira distorção do som, quando o volume da coluna foi colocado no máximo, mas que ocorreu apenas em duas das mais de 30 faixas de música testadas.

Funcionalidades

Sem dúvida alguma um dos grandes trunfos desta solução é possibilidade de conexão a vários dispositivos através de bluetooth, ponto que sai reforçado quando nos apercebemos que é possível emparelhar a coluna com 8 dispositivos distintos. Torna-se assim a solução ideal para os utilizadores de vários dispositivos, pois já não são raros os casos em que apenas uma pessoa é por exemplo detentora simultaneamente de um portátil, um iPad e um iPhone ou smartphone. O processo de emparelhar cada um desses dispositivos, apesar de ser extremamente simples e rápido não é de todo intuitivo, uma vez é conseguido através da pressão do botão power durante 6 segundos, algo que sinceramente só descobri depois de ler o breve guia de utilização. O alcance do sinal de ligação presente nas especificações é de 10 metros, anúncio modesto, uma vez que transmissão de dados por bluetooth foi testada e superou claramente essa distância, inclusive ultrapassando algumas barreiras como divisões e pisos diferentes dentro da mesma casa. Contudo a comutação entre dispositivos é uma funcionalidade que necessita ainda de alguma “afinação”, uma vez que dos 6 botões presentes no painel, nenhum permite executar essa ação a partir da própria coluna, tendo a ligação de ser estabelecida/interrompida diretamente através de cada um dos dispositivos emparelhados.

SuperTooth Disco 2

No painel superior, não existe excesso de ruído, os 6 botões que o compõe são capazes de quase tudo, controlo de volume, play/pause na reprodução, avançar/retroceder na lista de reprodução ou faixa musical e o inevitável botão on/off, que serve igualmente para emparelhar os dispositivos. Contudo como enunciado anteriomente, fica a faltar a função de comutação/escolha da fonte de áudio, bem como um pequeno visor onde alguns dados poderiam ser apresentados, como por exemplo o nome do dispositivo/fonte selecionado ou até, considerando algo ainda mais básico, o nível de volume.

A compatibilidade entre a coluna e os dispositivos testados foi total, todas as funcionalidades anunciadas pelo fabricante funcionaram perfeitamente. As funções de reprodução de música cumpriram perfeitamente o seu papel, mas se acham que esta coluna é exclusivamente vocacionada para a reprodução de música, bem podem estar enganados. Experimentem por exemplo jogar o Real Racing 3 com o iPhone emparelhado com esta coluna. Garanto que a experiência será agradavelmente diferente do habitual.

No que toca a autonomia, 10 horas de reprodução contínua, a um nível de volume médio, parece mais que suficiente, mas se quisermos elevar o volume, as 4 horas de reprodução anunciadas são com certeza suficientes para aguentar uma qualquer rave party improvisada na sala lá de casa. Por fim as 1500 horas de autonomia em modo stand-by, conferem a esta coluna algo que pessoalmente valorizo bastante, a total e completa ausência de cabos para o seu funcionamento. Assim, quando a bateria se esgotar, basta ligar o cabo do pequeno carregador fornecido à parte traseira da base, onde um indicador led passará de vermelho (enquanto a bateria é carregada) a verde (carga completa) ao fim de 2 horas.
SuperTooth Disco 2

Especificações

  • Coluna portátil wireless
  • Potência: 16W
  • Conexão: Bluetooth v4.0 suportando ligações A2DP
  • Entrada Jack stereo 3.5mm
  • Frequência: 2,4 Ghz
  • Bateria: NiMH carregável
  • Autonomia:1500 horas stand-by e 4-10 horas em funcionamento contínuo.
  • Emparelhamento: Máximo de 8 dispositivos
  • Dimensões: altura – 180mm; largura – 108mm; profundidade – 70mm; peso – 553g
  • Acessórios: Carregador; cabo stereo jack 3.5mm; bolsa de transporte
  • Cores disponíveis: Preto, Branco, Vermelho, Azul, Verde e Rosa
  • Preço recomendado de venda ao público: 99,99€ (c/IVA)

 

Compatibilidade

A análise à coluna SuperTooth Disco 2 foi efetuada em conjunto com um iPhone 5 (iOS 6.1.4) e um Macbook 5,1 (Mac OS X 10.5.8). Contudo o sistema é compatível com a maioria dos dispositivos, incluíndo desktops, portáteis, iPods, iPads, dispostivos Android, smartphones e tablets.

Aspetos positivos

  • Portabilidade
  • Autonomia
  • Relação qualidade/preço, resultado de uma boa qualidade de construção e design aliados a uma qualidade sonora perfeitamente adequada a um equipamento desta gama e nível de preço.

 

Aspetos a rever

  • Comutação entre dispositivos ligados através de bluetooth
  • Ausência de indicadores de estado/função

Produto distribuído em Portugal por Servisoft.

0 comments