CleanMyMac 2

Nunca fui muito de usar apps de limpeza ou melhoramento do sistema operativo. Mas depois de ver uma promoção do CleanMyMac 2 no Daring Fireball, decidi dar uma olhada.

CleanMyMac 2 is an ingeniously simple and powerful application for keeping your Mac clean, organized and free of files that slow it down. It’s simply the best Mac cleaner around!

Não confiando em promessas, decidi experimentar. O programa é grátis para experimentar e permite fazer todas as análises ao computador, estando limitado a 500 MB de limpeza. E logo aí vi que esta app tem potencial.

cleanmymac 2 app

Foram 7,74 GB só na limpeza automática, aquela que não deve fazer falta nenhuma. Entre caches, ficheiros de idiomas adicionais do sistema, ficheiros de actualizações de iOS e binários de apps universais, já dava uma boa limpeza. A parte dos binários universais foi a que me deixou de pé atrás, pois ia mexer com várias apps, entre as quais as do Adobe CS3. Como tenho backups actualizados no Time Machine, e ia recuperar quase 2 GB, arrisquei.

E após algum tempo a processar as limpezas, os 7,74 GB estavam no lixo, a um passo de desaparecerem de vez. Depois de reiniciar a máquina, fui testar as apps e tudo estava no sítio. Apenas nas apps que guardam logins na Keychain é necessário aprovar o uso dos mesmos, algo que só é feito uma vez. Penso que o keychain detecta as alterações na apps e, como segurança, pede aprovação para uso dos logins (pontos extra para o Mac OS).

cleanmymac 2 app 2

Para além desta “limpeza automática”, o CleanMyMac permite ainda fazer limpezas adicionais. Identifica ficheiros grandes e pouco usados, detecta versões extra dos ficheiros no iPhoto, e permite apagar apps e os seus ficheiros de preferências com um só clique. Para além disso ainda identifica extensões e apps que já não usamos ou que já nem são suportadas.

Para quem, como eu, vem fazendo upgrade do sistema há várias versões, estas funcionalidades são bastante úteis. Encontrei várias apps e extensões que já não funcionam no Mountain Lion e que podiam ir directamente para o lixo, libertando espaço no disco. Também a listagem dos ficheiros maiores e menos usados permite descobrir coisas de que já não precisamos e que ficam espalhadas pelo disco.

Para os mais preocupados com a segurança, o CleanMyMac tem ainda uma função para apagar ficheiros sem deixar rasto.

Até domingo (24 de Março) o Daring Fireball dá um desconto de 25% na app. Basta usar o código “DARINGFIREBALL”.

Requisitos: Mac OS X 10.7.5+

0 comments