Censura obriga Apple a desactivar a nova app News na China

app News da Apple foi uma das novidades do iOS 9 apresentado em Junho mas, neste momento, a app só em encontra disponível nos Estados Unidos (EUA). Os utilizadores que têm os EUA como o país do seu dispositivo móvel podem consultar e guardar notícias não exclusivamente nas terras do Tio Sam mas também no resto do mundo… excepto na China.

A situação foi inicialmente reportada por Larry Salibra, que reparou que, ainda antes de aterrar na China, não conseguia aceder a conteúdo da app que tinha feito download e guardado ainda quando se encontrava nos EUA. Para que os utilizadores percebam melhor, não estamos a falar de um servidor ou conteúdo online que foi bloqueado mas sim conteúdo offline que foi censurado dentro do dispositivo de um utilizador que tinha descarregado um documento no seu país de origem.

Em modo não oficial, alguém da Apple confirmou ao New York Times que a app News não se encontra disponível na China. Isto revela como a liberdade de comunicação e expressão são bastantes controladas não a Apple a não querer iniciar uma guerra naquele que é, actualmente, um dos seus principais mercados.

0 comments