Carregamento de bateria wireless a longa distância poderá chegar em 2017

A Bloomberg cita pessoas familiarizadas com os planos da Apple e revela que a gigante norte-americana está a colaborar com empresas nos Estados Unidos e na Ásia para levar o carregamento wireless a um nível superior.

O objectivo da Apple é explorar tecnologia que permita carregar a bateria de iPhones e iPads a uma distância considerável dos já existentes tapetes de carregamento. A empresa está a tentar ultrapassar algumas limitações técnicas que estão relacionadas com a perda de poder com a distância e, neste momento, ainda não há uma solução clara. Esta “limitação” é uma situação normal com qualquer tipo de sistema wireless: quando maior a distância entre o transmissor e o receptor, pior é o sinal e a comunicação entre os dois.

Carregamento wireless não é propriamente uma novidade com vários empresas, incluindo a rival Samsung, a já terem lançado alguns produtos no mercado que são compatíveis com este tipo de tecnologia. Ao longo dos últimos anos a Apple tem conseguido várias patentes relacionadas com novos métodos de carregamentos mas até agora nunca nenhum chegou ao mercado.

Segundo a Bloomberg esta tecnologia poderá chegar já no próximo ano de 2017 embora fica a questão se a Apple conseguirá resolver a “limitação” até essa altura e, se por acaso conseguir, então teremos uma tecnologia verdadeiramente inovadora.

0 comentários