Carekit da Apple foi oficialmente lançado

Depois de ter sido anunciado o mês passado por Jeff Williams o COO da Apple, o CareKit foi oficialmente lançado para o público. O CareKit é um software opensource criado pela Apple, que irá permitir aos programadores criarem aplicações à sua medida para monitorizarem a saúde dos utilizadores, as mesmas aplicações podem ser submetidas na App Store e utilizadas posteriormente nos relógios da marca e iPhone.

As aplicações desenvolvidas para o CareKit vão ter duas vertentes. Para além de poderem partilhar com o médico todas as leituras efectuadas com os sensores biométricos, o próprio utilizador vai poder acompanhar em tempo real e em gradualmente a evolução do seu estado de saúde.

Enquanto o ResearchKit foi desenvolvido para recolher dados dos utilizadores e aprender com eles, o CareKit irá fazer com que o utilizador tenha conhecimento do seu estado de saúde a todo o momento. E para “comemorar” o lançamento oficial desta nova plataforma a Apple lançou 4 novas aplicações optimizadas para o efeito, mas antes de lá chegar quero só salientar alguns dos módulos interactivos que acompanham o CareKit:

  • Cary CardOs utilizadores de Apple Watch e iPhone, são constantemente acompanhados e os seus planos de saúde são enviados ao médico que os acompanha. Monitoriza ainda os treinos físicos do utilizador.
  • Monitor de sintomas e medição: Permite que o utilizador faça medições de dor e de cansaço. Permite a monitorização de possíveis infecções , a captação de imagens para “estudar” a evolução de uma ferida. Calcula ainda a amplitude de um movimento.
  • Connect: Permite que o utilizador partilhe com a família, e ou amigos o seu estado físico para que os mesmos mantenham o alerta sobre qualquer possível recaída. Ideal para pessoas idosas que tenham de permanecer sozinhas.
  • Insight Dashboard: mostra-nos um historial de um paciente.

Com as potencialidades deste novo software e nas mãos dos programadores é uma questão de tempo até vermos novas aplicações revolucionárias a nascerem.

 

 

0 comments