Carat – uma App que mostra a bateria que outras Apps gastam

Já critiquei por diversas vezes aquelas Apps que se fazem passar por soluções milagrosas para melhorar o desempenho e autonomia das baterias nos smartphones, mas esta Carat (disponível para iOS e para Android), poderá ser diferente.

Para começar, esta App poderá merecer alguma credbilidade por nos chegar de um grupo de investigadores e cientisdas da Universidade de Berkeley. E em vez de prometer “milagres”, esta App resume-se a fazer algo bem mais lógico: analisar o comportamento do equipamento. Analisando que Apps estão em memória e em execução, e o estado da bateria, esta Carat consegue recolher dados que permitirão detectar quais as Apps mais gastadoras.

Graças à recolha de dados de inúmeros utilizadores, é possível criar perfis de consumo das diversas Apps, e assim identificar Apps potencialmente “abusivas”. Por exemplo, no Android já foram identificadas várias dezenas de Apps com bugs na gestão de energia que fazem com a autonomia se reduza drasticamente.

Se no Android a questão de funcionar em modo background não é problema, no iOS a App recorrer ao habitual truque de se pendurar no serviço da geolocalização – o que poderá fazer, ironicamente, com que ela própria afecte negativamente a autonomia, mas vamos acreditar que, ao contrário das Apps mal feitas, neste caso o seu impacto seja bastante reduzido (seria bastante caricato ver a App a sugerir que se matasse a ela própria para melhorar a autonomia!

0 comentários