Camera + : fotografias de qualidade no iOS

Uma análise ao popular site de fotografia flickr revela que a câmara fotográfica mais utilizada é a do iPhone 4, seguido de perto pelo iPhone 4S.
Dentro do capítulo dos telefones com câmara o domínio da Apple é ainda maior pois os quatro telefones mais utilizados são iPhones (iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 3GS e iPhone 3G).

A mensagem é clara, as pessoas adoram tirar fotografias com os seus iPhones.

No entanto a app da câmara nativa do iOS é algo limitada. É suficiente para fotos simples mas os entusiastas vão querer opções mais abrangentes.
Para satisfazer essa necessidade de maior controlo sobre a câmara do iPhone a tap tap tap LLC criou a Camera +.

Esta é uma app que cumpre 2 funções: por um lado expande as funcionalidades da câmara, por outro é um editor de fotos.
Relativamente à câmara esta aplicação adiciona as opções de fazer zoom digital até 6x, estabilizador de imagem, temporizador e captura em sequência rápida.

O zoom digital naturalmente faz a imagem perder qualidade mas o estabilizador de imagem, temporizador e a captura em sequência rápida são ferramentas úteis e interessantes.

Dos três destaca-se o temporizador, muito conveniente para os auto-retratos.
A outra vertente da Camera + é a edição de imagens.

A aplicação tem incorporado um leque de instrumentos de edição de imagem que permitem transformar uma foto aborrecida numa imagem mágica.

As funções de edição estão agrupadas em 5 menus: cenas, ajustamentos, recorte, efeitos e, por fim, molduras.

No menu cenas o utilizador escolhe o tipo de fotografia que foi tirada (retrato, paisagem, por do sol etc., existem 16 cenas diferentes) e a app automaticamente ajusta os parâmetros para melhorar a imagem.

Nos ajustamentos é possível rodar a imagem ou inverte-la e no menu recortes é possível remover partes indesejadas da composição.

Na secção efeitos é possível adicionar filtros, função que agradará certamente aos fãs de instagram, e também aqui há muito por onde escolher já que a aplicação disponibiliza 27 sendo ainda possível adquirir mais 9 por 0,79€.
No menu molduras, como o próprio nome indica, é possível adicionar molduras às fotos.

Sobre as funcionalidades desta aplicação resta acrescentar que suporta geotagging e partilha de imagens por e-mail e redes socias, nomeadamente facebook, twitter e flickr.

É uma excelente app para quem gosta de fotografias pois possui ferramentas poderosas e é fácil de utilizar.

No capítulo dos aspectos a melhorar destacam-se 2 factores: a falta da ferramenta de redução de olhos vermelhos e o preço do pacote de filtros. Sobre o corrector do redutor de olhos, vermelhos a app nativa Fotografias permite fazer isso logo esta não é uma omissão grave. Relativamente ao preço do pacote de filtros causa alguma estranheza que este custe tanto como a própria aplicação.
[divider]
Download iTunes Store
Preço: 0,79 €

Categoria: Fotografia e vídeo
Actualizado: 13 de Abr de 2012
Versão: 3.0.2
Tamanho: 20.9 MB
Idioma: Inglês
Programador: tap tap tap LLC
© tap tap tap
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 4.0 ou posterior.

0 comments