Backblaze – O teu backup do Mac na Cloud

O pagamento de uma subscrição quer seja mensal ou anual é algo que me incomoda sempre quando se fala em software. Não é que eu não perceba o motivo das empresas, mas ao longo de toda a minha vida habituei-me a pagar uma única vez por um software seja ele qual for.

Apesar de várias tentações, consigo gerir toda a minha vida digital sem necessitar de recorrer a subscrição de serviços ou apps. A minha única excepção (essencial para a existência de qualquer regra) tem sido a plataforma de streaming de música Spotify.

No entanto a verdade é que Backblaze prepara-se para ser a minha segunda excepção, o que poderá claramente atrapalhar da acima descrita regra.

Perceber o porquê desta decisão é fácil e, no final, a verdade é que Backblaze elimina uma constante preocupação que tinha com o meu Mac: backups. Manter backups semanais ou quinzenais, via Time Machine, é uma tarefa que realizei religiosamente nos últimos 4/5 anos o que incluiu mudanças de Macs e vários discos externos (a maioria por avaria).

Durante esse período, a utilização do Time Machine pareceu-me a alternativa mais eficaz e simples para um backup regular do meu Mac. Com este sistema apenas é necessário conectar um disco externo ao Mac e configurá-lo como o recipiente dos backups do Mac.

Parece simples certo? Excerto a parte em que o disco fica cheio, que o disco avaria, que é preciso andar com o disco regularmente, que é preciso lembrar de conectar (ou então ter os avisos persistentes da Apple) ou então aqueles momentos em que o Time Machine não funciona porque pronto, não quer funcionar.

Foi uma destas situações que me levou a procurar por uma alternativa. Decidi então virar para backups online e deparei-me com cerca 5/6 opções sendo que, em todas elas, existe a obrigatoriedade do pagamento de uma mensalidade/anuidade (o que já me deixou de pé atrás).

Entre as opções mais populares (que podem ser vistas nesta tabela) Backblaze é por motivos óbvios aquela que me levou a optar pelo seu serviço: o preço mais barato para o backup ilimitado de dados, entre outros.

Backblaze_comparison

Instalar Backblaze é extremamente fácil e começar a utilizar o software é quase instantâneo. O software faz o backup automático de todo o conteúdo do Mac e por isso é bastante agradável que a anuidade de 50$ não incluía qualquer limite de armazenamento.

Assim que Backblaze começou a funcionar, o software está sempre a correr e a fazer backups do meu Mac e era exactamente isso que eu precisava. Não há discos externos, Time Machine nem backups semanais ou quinzenais. Agora tenho backups diários, automáticos e sem ter que fazer nada.

Até que ponto Backblaze é bom? Este artigo devia ter sido escrito já em Janeiro mas nunca mais me lembrei do software porque nunca mais senti a necessidade de fazer backups. Melhor recomendação que esta é impossível!

 

0 comments