Automator – Automatizar tarefas no OS X

automator-icon

A Apple disponibiliza em todos os equipamentos desde a versão OS X Tiger, a aplicação Automator. Uma ferramenta desconhecida por muitos, que permite automatizar de forma rápida tarefas em documentos, pastas, imagens, email e muito mais…

O trabalho que pode demorar horas a realizar no computador, como redimensionar imagens, imprimir elementos do Finder, alterar nome de documentos, podem demorar apenas minutos ou segundos usando a aplicação Automator.

Se ainda não conhece, talvez seja o momento ideal para ficar a conhecer um pouco desta poderosa ferramenta.

Assim que é iniciada a aplicação, o utilizador dispõe das seguintes opções :

automator-image

Processo : Normalmente usado, quando é necessário uma utilização rápida e cumpre apenas uma necessidade imediata.

Aplicação : Permite criar processos que serão usados posteriormente em auto-execução. Quaisquer ficheiros ou pastas deslocados para uma aplicação serão utilizados como entrada para o processo.

Serviço : São processos contextuais disponíveis no Mac OS X. Aceitam texto ou ficheiros da aplicação actual ou do Finder. Os serviços são apresentados no menu Serviços.

Plugin de Impressão : São processos que estão disponíveis na caixa de diálogo de impressão. Aceitam versões PDF do documento que está a ser impresso.

Ação de Pasta : Processos ligados a uma pasta presente no Finder. Ao adicionar elementos à pasta, causam de forma automática uma execução do processo e são utilizados como entrada para o processo.

Alarme do Calendário : Estes processos não recebem entrada, sendo executados por um evento no Calendário.

Plugin de Captura de Imagem : Tal como as teclas de atalho permitem capturar imagem, recebendo como entrada ficheiros de imagem.

Depois de escolhido o tipo de documento de processo do Automator é apresentado o seguinte esquema :

tutorial-automator

  1. Biblioteca, ordenada por categorias e/ou aplicação, possui a lista de todas as ações disponíveis do Automator
  2. Local de listagem de todas as ações disponíveis para uma determinada categoria ou aplicação
  3. Painel principal destinado a conter as ações e ficheiros necessários para compor o processo pretendido
  4.  Painel de informações explicativo referente a ação selecionada;
  5. Campo de pesquisa para encontrar rapidamente o pretendido;

Como podem verificar o nível de opções é vasto e permite a utilização de qualquer tipo de utilizador, oferecendo um nível de automatização único.

0 comments