Autenticação de dois fatores chega a Portugal

A autenticação de dois fatores chegou finalmente a Portugal. Os utilizadores portugueses têm agora à disposição um novo método de autenticação. A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de segurança para o seu Apple ID, concebida para garantir que o utilizador é a única pessoa que pode aceder à conta, mesmo que alguém conheça a palavra-passe.

Com a autenticação de dois fatores, pode aceder à conta apenas em dispositivos nos quais confia, como o seu iPhone, iPad ou Mac. Quando pretende iniciar sessão num dispositivo novo pela primeira vez, terá de indicar duas informações: a palavra-passe e o código de confirmação de seis dígitos que é automaticamente apresentado nos seus dispositivos fidedignos. Ao introduzir este código, está a confirmar que confia no dispositivo novo. Por exemplo, se tiver um iPhone e estiver a iniciar sessão na sua conta pela primeira vez num Mac novo, ser-lhe-á solicitado que introduza a sua palavra-passe e o código de confirmação que é automaticamente apresentado no iPhone.

Quando tiver sessão iniciada, não lhe será novamente solicitado um código de confirmação nesse dispositivo, a menos que termine sessão por completo, apague o dispositivo ou precise de alterar a palavra-passe por motivos de segurança. Quando iniciar sessão na web, poderá optar por confiar no navegador, para que não lhe seja solicitado um código de confirmação da próxima vez que iniciar sessão nesse computador.

Até agora esta funcionalidade não estava disponível em Portugal, o que estava disponível era a autenticação em dois passos, que já foi provado que não é 100% seguro. Na autenticação em dois passos é enviado uma mensagem de texto com um código de confirmação, em vez de uma push-notification como acontece no novo método. Ao que parece, a autenticação em dois passos já não está disponível e foi totalmente substituída. A Apple já atualizou também a sua página dedicada a este recurso que está agora disponível em português de Portugal.

 

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