Associação Norte-Americana exige ativação do recetor FM nos iPhones

Radio FM - iPhone

Recentemente abordamos na rubrica App da Semana, a aplicação MyTunner Radio que serve para, entre outras coisas, ouvir rádio nos dispositivos iOS. No entanto, o próprio iPhone tem incorporado um recetor FM que simplesmente está desativado.

Motivo que levou a Associação das Emissoras Norte-Americana a exigir à Apple a ativação desta funcionalidade. Certamente para combater a queda no número de ouvintes que se vai fazendo sentir um pouco por todo o lado muito por culpa dos serviços de streaming de música e não só.

Mas, para reforçar ainda mais a ideia de que o receptor FM, presente e desativado no chip WiFi Murata 339S0228 (iPhone 6), devia ser ativado, a associação diz também que tal funcionalidade teria um impacto também na bateria do dispositivo e no consumo de dados.

Users could avoid expensive data charges and save battery life if they listen to the FM chip for free. Listening to streaming drains your battery three to five times faster than listening to the exact same content on the FM chip [and] it’s a critical resource in an emergency. in 9to5Mac

Se por um lado temos as vantagens da ativação do recetor FM nos iPhones, como o menor consumo de bateria e de dados pois iríamos evitar o uso de serviços de streaming, temos por outro lado as desvantagens ou complicações técnicas que daí advinham.

Uma delas prende-se com o facto de que, embora haja recetor, não há antena para receber o sinal nas devidas condições. Este problema podia ser facilmente resolvido, incorporando em versões futuras do iPhone, uma antena nos dispositivos. Mas colocaria em cima da mesa novos problemas como o tamanho e design dos futuros smartphones da Apple.

Também existe a possibilidade de usar os auriculares como antena. Tal como acontece na maioria dos smartphones no mercado. Sendo que neste caso seria necessário “apenas” uma atualização a nível do software iOS.

Fácil ou não, a ativação do recetor FM nos iPhones é discutível. E numa altura em que a Noruega avançou que vai desligar a rádio FM em 2017, fica difícil acreditar que a Apple possa sequer ponderar a exigência feita pela associação.

0 comments