As novidades do novo watchOS 3

Quando Tim Cook subiu ao palco anunciou que a Apple iria falar sobre os seus 4 sistemas operativos, começando pelo novo watchOS. As novidades esperadas para o sistema operativo não eram muitas, basicamente como toda a gente esperava a nova versão do watchOS é apenas uma limpeza geral no sistema operativo.

A primeira e talvez maior novidade são as aplicações instantâneas. Uma das maiores queixas dos utilizadores do Apple Watch era o tempo que as aplicações demoravam para iniciar. Como é que a Apple resolveu isto? Agora as aplicações estão sempre abertas e iniciam instantaneamente. Claro que isto seria impossível se não tivessemos um dock de aplicações onde podemos controlar as que estão abertas e as que pretendemos fechar.

A nova interface inclui ainda o Control Center, que está disponível com um simples swipe para cima no ecrã do Apple Watch. O botão lateral tem agora uma nova funcionalidade que é lançar as aplicações que estão a ser executadas em vez dos contactos favoritos, como acontecia até agora. O novo watchOS tem ainda novas watch faces, incluindo uma com a Minnie e uma outra que mostra com maior ênfase o progresso na aplicação Atividade. Para além disso, as watch faces podem agora ser mudadas com um simples swipe no ecrã. A aplicação Lembretes e a Encontrar Amigos foram ainda redesenhadas para o Apple Watch.

control center watchos

Outra das novidades foi o Scribble, uma nova forma de escrever no Apple Watch simplesmente desenhando as letras no ecrã. Esta funcionalidade está por enquanto apenas disponível em inglês e chinês, esperemos que o português seja para breve.

scribble

Outra das novidades foi as chamadas de emergência que agora podem ser feitas diretamente do Watch premindo o botão lateral. Esta chamada é feita através da rede do iPhone ou através de Wifi caso o Watch esteja ligado. Para além disso, alerta ainda os contactos de emergência via mensagem. Esta funcionalidade está disponível em todo o mundo, e corrige automaticamente o número consoante o país de onde seja feita a chamada.

sos novidade

Segundo a Apple, o uso mais comum do Apple Watch é o rastreamento de atividade física e por causa disto foi anunciado uma nova aplicação com este fim. A nova aplicação permite aos utilizadores ligarem-se aos seus amigos para verem o seu progresso, ver as suas atividades, enviar mensagens e até mesmo enviar as pulsações. O rastreamento de atividade física está também disponível agora para utilizadores de cadeira de rodas, com uma novidade a ser posta em foco. Em vez de apresentar que é hora de se levantar agora o aviso para  utilizadores de cadeiras de rodas será “Time to roll”. O Apple Watch faz agora também rastreamento da atividade na cadeira de rodas.

activity sharing

Foi apresentada mais uma nova aplicação para o Watch chamada Breathe e que vai permitir e encorajar os utilizadores a usar técnicas de respiração e relaxamento, fornecendo não só um guia para o relaxamento como a possibilidade de feedback tático.

breathe

Foram ainda apresentadas novidades especialmente para os programadores como a disponbiilização do Apple Pay para aplicações de terceiros, processamento em segundo plano de aplicações fitness, control nativo da coroa digital, APIs para o speaker control e para vídeo.

new faces

O watchOS está disponível a partir de hoje para programadores e no Outono para os restantes utilizadores gratuitamente.

 

 

0 comentários