Aquilo que ficou por anunciar no evento de 12/09/2012

Dos rumores que foram aparecendo na interwebs para este evento, algumas coisas acabaram por não se verificar:

um iPad mais pequeno, que faz todo o sentido do ponto de vista de negócio (v.d.Kindle Fire) e mesmo do ponto de vista prático (usando a mesma definição do ecrã do iPad 2 num ecrã mais pequeno, sem necessidade de manipulação das apps, optimizando todos os componentes já existentes no ipad2).

Novos MacBooks 13′ com retina display e sobretudo renovação nos iMacs, já que o USB3 é um requisito para o novo conector do iPhone 5.

No iPhone, nota-se a ausência do NFC, numa altura em que a google e todos os operadores/fabricantes apontam armas para este tipo de comunicação de curta distância essencialmente para pagamentos (mas não só!)… ficará provavelmente para o 5S.

Esta análise parece ser um pouco desnecessária, mas qualquer gestor de produto sabe que aquilo que é mais comentado num meio social qualquer (neste caso o meio dos meios), são os produtos/funcionalidades que estão a despertar mais atenção em todo o mercado. Primeiro porque são plausíveis, são atingíveis, normalmente não fogem às regras instituídas e aos desafios existentes tanto para o hardware como para o software. Segundo porque recolhem por si só um conjunto de fãs, que facilmente arranjam justificativa para a sua existência, ou seja potenciais compradores, selecionando estas funcionalidades/produtos por entre uma multidão de opções.

É certo e sabido que os Macs deixaram de ser “O” produto da Apple, são mais um meio, uma componente do ecossistema, e também que este evento seria dedicado ao 5 (assim estava escrito no convite).

Assim sendo, podemos aguardar uma actualização dos computadores da Apple por debaixo do pano… e o iPad 7″… só depois do Natal… para evitar canibalizar as vendas do iPad 3 nesta quadra festiva.

0 comments