Apps para watchOS têm de ser nativas até Junho

Com as novas versões beta a serem lançadas para quase todos os sistemas operativos, a Apple deixou um anuncio para os programadores acerca do watchOS. Na secção dedicada a estes, a Apple deixou uma informação: todos os aplicativos para o watchOS tem de ser nativos até ao dia 1 de Junho deste ano. Basicamente o que a Apple pretende, é que todas as apps para o watchOS sejam desenvolvidas com o mais recente kit de programação SDK lançado pela empresa e que estejam optimizados para o watchOS 2.

Uma das queixas mais comuns dos utilizadores do Apple Watch é o longo tempo de espera para que um aplicativo inicie (este tópico foi debatido no Podcast #4 do iClub), e a empresa quer que esse pequeno e incomodativo “bug”, se assim se pode considerar, seja corrigido em todos os apps até dia 1 de Junho.

Os dispositivos wearables da Apple receberam recentemente um acesso mais aprimorado ao HealthKit após o software ter sido anunciado como open source. Certamente que iremos ver nascer muitas novas aplicações que possam usufruir por completo das capacidades de leitura biométrica do Apple Watch.

Já se sabe que o novo relógio inteligente da Apple poderá ser lançado em Junho e deverá ser até 40% mais fino. Este rumor do novo Apple Watch e a previsão do seu lançamento, coincidem com o mês dado como limite aos programadores para que as apps sejam todas nativas no watchOS 2.

Desta forma todos os programadores que estejam a desenvolver neste momento, ou que ponderem a criação de uma app para o watchOS devem de optimizar a mesma para ser utilizada de forma nativa no novo sistema operativo do relógio da Apple. Ou seja, neste momento qualquer app deve ser lançada na App Store optimizada para o watchOS 2.

0 comments