A Apple vendeu mais iPhones mas o iOS diminui a sua quota de mercado

A Strategy Analytics divulgou esta semana os estudos de mercado relativos à percentagem de mercado de cada um dos principais sistemas operativos móveis.

Entre junho e setembro a Apple vendeu cerca de 39,3 milhões de iPhones o equivalente a 12,3 % do mercado global de smartphones. Já o sistema operativo móvel da Google que foi o único que conseguiu aumentar a sua quota de mercado registou um crescimento de 2,2% passando dos 81.4% do Q3 de 2013 para 83,6%.

O iOS perdeu algum terreno, caindo dos 13,4% registados o ano passado para 12,3% este ano. O Windows Phone e o Blackberry OS continuam a não atingir taxas significativas no mercado mas continuam a perder terreno.

Apesar da quebra de quase todos os sistemas operativos, não o podemos ler literalmente, ou seja, as vendas globais de smartphones estão a cair, antes pelo contrário.

A Strategy Analytics acrescenta ainda que considera que a Apple sai a perder por não disponibilizar alternativas focadas nos mercados emergentes, como já acontece com a Google por exemplo. A empresa acrescenta ainda que a Microsoft só não vende mais porque o Windows Phone ainda continua a causar alguma reticência aos chineses e japoneses.

Já do lado da BlackBerry o maior contributo para a quebra nas vendas está relacionado com o facto de a empresa canadiana não ter lançado muitos dispositovos ao longo do último ano.

Captura de ecrã 2014-11-3, às 22.40.38

0 comments