Apple vai descontinuar iPhoto e Aperture

A Apple apresentou na WWDC 2014 o novo OS X Yosemite e com ele chegaram grandes novidades na gestão das fotografias. Posto isto, a gigante de Cupertino anunciou que não vai continuar a desenvolver a sua aplicação de fotografia profissional, o Aperture e a sua aplicação de gestão de fotos, o iPhoto.

Em vez disso a Apple vai oferecer uma aplicação com com tudo incluído, chamada simplesmente Photos.

Com a apresentação da nova aplicação Photos e da biblioteca de fotos do iCloud, permitindo aos utilizadores armazenarem todas as fotos de maneira segura no iCloud, disponíveis em qualquer lado, não haverá mais atualizações à aplicação Aperture. Quando a aplicação Photos for disponibilizada ao público no próximo ano os utilizadores vão poder migrar toda a sua biblioteca do Aperture para a aplicação Photos no OS X.

A gigante de Cupertino disse que os utilizadores vão poder migrar toda a biblioteca de fotografias para a nova aplicação assim que esta for apresentada e que a Apple está a trabalhar com a Adobe para oferecer uma atualização ao Lightroom. O OS X Yosemite será ainda compatível com o Aperture, no entanto as suas atualizações irão terminar.

A nova aplicação Photos irá incluir funcionalidades do iPhoto e do Aperture com a vantagem de se poder sincronizar com o iCloud.

Quanto ao iPhoto para iOS ainda não se sabe qual será o seu destino, mas em princípio seguirá o mesmo caminho que a aplicação para OS X. Recorde-se que a aplicação iPhone nem se quer abre no iOS 8, como se tivesse sido descontinuada.

 

 

0 comments