Apple torna a linguagem Swift open source

No ano passado a Apple espantou o mundo inteiro durante a sua conferência anual para programadores. A empresa apresentou uma nova linguagem de programação, chamada Swift, que foi  desenvolvida com o intuitivo de facilitar a criação de novas apps.

A partir desta semana a Swift está open source, o que irá permitir que qualquer pessoa fora da Apple poderá olhar para “dentro” desta nova linguagem, desenvolve-la e levá-la a novas plataformas que não sejam exclusivas da Apple. Neste último aspecto é interessante notar que a Apple também disponibilizou uma versão da Swift que funciona em Linux.

Em 2014, a Swift foi apresentada em palco por Craig Federighi e foi este Vice-Presidente da Apple que explicou esta novidade ao The Next Web. Federighi acredita que a linguagem Swift será a “próxima grande linguagem de programação” porque é uma combinação “ser entre uma linguagem óptima para sistemas e apps” e “fácil de aprender”.

Para assinalar esta novidade a Apple disponibilizou o site Swift.org que funcional como um hub inicial para todas as pessoas que querem aprender a linguagem ou também reportar bugs que a mesma possa ter. Adicionalmente, o repositório da linguagem foi colocado no Github.

0 comentários