Apple reúne-se com “Podcasters” famosos

A fusão das palavras iPod e Broadcast, fez nascer o o conceito podcast, e quem nunca ouviu falar em podcasts? Os podcasts são arquivos digitais em formato de audio, nativamente são apresentados em MP3 ou AAC e apesar de não serem um fonte de receitas para a Apple são um estrondoso sucesso mundial. Da mesma forma que o Youtube tirou do anonimato muitos nomes e os catapultou para as luzes da ribalta, os podcasts fizeram o mesmo.

A  Apple recentemente reuniu-se na sua sede com alguns dos mais conceituados autores de Podcasts, a equipa de Tim Cook pode nunca ter dado muita importância a esta app mas agora é que o sucesso dos Podcasts está a ser valorizado pela empresa.

Segundo o New York Times, a Apple esteve reunida com sete “profissionais líderes de podcasts” na sua sede em Cupertino. Como é evidente não se sabe o conteúdo da reunião que foi presidida por Eddy Cue, mas deixa-nos a especular sobre os possíveis projectos e o aproveitamento destes “líderes” de podcasts.

Uma das questões que eventualmente estes profissionais possam ter debatido, é a inexistência de informações sobre os assinantes de conteúdos. O que acaba por ser uma necessidade real, se estamos a “vender” um produto, temos de ter conhecimento de quem o está a “consumir”. A Apple fornece aos autores dos Podcasts algumas informações sobre os seus subscritores, mas nada de relevante e que os ajude a melhorar o conteúdo.

Alguns dos Podcasters gostariam de poder cobrar pelo seu conteúdo, poder ter assinaturas para quem na realidade tem interesse no trabalho deles. Algo que nunca foi abordado até hoje, a possibilidade de existirem Podcasts pagos. Será que com a remodelação do novo iTunes, os podcasts também vêm com novidades? Falta um mês para a WWDC deste ano e ainda dá para fazer muita coisa portanto não podemos excluir as hipóteses de que podem vir mesmo por aí novidades na plataforma de podcasts.

A nível nacional possuímos um vasto leque de podcasts de sucesso, e naturalmente o Podcast do iClub não é excepção marcando presença no top da categoria “Tecnologia” a cada lançamento de um novo episódio.

0 comentários