Apple prepara rival do Amazon Echo

Desde o aparecimento das primeiras assistentes pessoais nos dispositivos móveis, a tecnologia não se tem primado por uma constante inovação mas sim por uma melhoria do produto já existente. Esse melhoramento diz respeito, habitualmente,à sua Inteligência Artificial mas quando pensávamos que não existia nada mais para melhorar, eis que surgem as Assistentes de Casa.

Depois do mundo ter conhecido o “Amazon Echo“, surgiu recentemente o “Google Assistant”, a nova geração de assistentes pessoais futuristas tal e qual víamos nos filmes antigos começam a ser uma realidade.

Para combater e fazer frente a estes dois concorrentes de peso, a Apple prepara o seu rival, uma “Siri caseira”, segundo reporta o The Information. Para quem ainda está desligado destas novidades mais recentes aqui fica uma breve explicação. As assistentes pessoais estão a começar a evoluir, estão a começar a transformar o conceito que se banalizou nos smartphones, em algo menos portátil mas ao mesmo tempo bastante funcional. Para já, possuem quase todos os o mesmo aspecto cilíndrico e futurista, mas o que virá por aí no futuro? A função dos mesmos é de através da voz o utilizador controlar alguns dispositivos inteligentes da sua casa. Aceder ao seu conteúdo multimédia e até controlar o mesmo. Para além de todas as funções que ao longo do tempo se podem descobrir pois variam de uns para os outros consoante as marcas.

E segundo o relato do The Information, a Apple prepara-se para abrir a sua assistente pessoal Siri a aplicações de terceiros pois existindo uma concorrente às outras marcas, obrigatoriamente e se a Apple quer bater a concorrência, a mesma tem de ser compatível com app de terceiros e que não sejam apenas oficiais da marca.

Na realidade o SDK da Siri pode ser lançado já em Junho durante a WWDC 2016, e isto seria mais uma novidade sublime para os programadores. Dar o “poder” do SDK da Siri aos programadores poderá abrir portar inimagináveis nas funções da assistente pessoal da Apple. Agora programdores com acesso ao SDK e uma assistente pessoal para ter em casa baseada na Siri iria nascer algo completamente fantástico no mundo das assistentes pessoais.

Relembro que recentemente os criadores da Siri apresentaram publicamente a Viv, o futuro das assistentes pessoais e também da inteligência artificial.

0 comments