Apple vai fechar iAd pp Network a 30 de Junho

iAd é desconhecido para a maioria dos utilizadores dos produtos Apple mas, no entanto, é uma plataforma que pode ser importante para publicidade e anunciantes. O iAd foi lançado ainda durante em 2010 durante o “reinado” do fundador Steve Jobs mas os seus preços elevados e a mentalidade controladora da Apple impediram o verdadeiro sucesso do serviço.

O BuzzFeed revelou a meio da semana que a Apple pretende reduzir a equipa associada às vendas associadas ao iAd passando para um sistema mais automático para criação e publicação de publicidade. Esta situação não é propriamente uma novidade considerando que, em 2014, a Apple já tinha anunciado parcerias com algumas empresas para automatizar este processo.

A mudança poderá ser bem aceites pelos programadores e anunciantes que poderão no futuro interagir directamente com os utilizadores dos dispositivos da Apple. Adicionalmente, e de acordo com a fonte do BuzzFeed, os anunciantes irão ficar com 100% das receitas desta publicidade o que certamente é um ponto a favor da plataforma.

Entretanto a Apple anunciou no seu site para programadores que os mesmos não poderão submeter mais apps nesta plataforma. A mesma será encerrada no dia 30 de Junho e as apps que já estão inscritas no programa irão continuar a receber receitas até esse dia.

Assim, o iAd irá continuar a existir mas a sua equipa de vendas será reduzida gradualmente até à sua eliminação completa. É esperado também que o preço da plataforma reduzida passando a ser, finalmente, uma verdadeira opção dentro deste mercado.

0 comments