Apple prepara mudanças no iTunes, incluindo músicas em alta definição

Surgiram alguns rumores que a Apple poderá vir nos próximos tempos a fazer uma remodelação completa na iTunes Music Store and Radio, incluindo a sua estratégia perante a venda de músicas.

Segundo Robert Hutton, um famoso blogger na área da música que falou com algumas fontes dentro da Apple, a gigante de Cupertino prepara-se para aumentar o catálogo da iTunes Store que passará a contar com músicas em HD. Até agora a Apple tem vendido músicas em 16 bits, no formato AAC, codificadas a 256Kbps para que os arquivos ocupem menos espaço e possam ser facilmente descarregados. Com os arquivos em alta definição as músicas passam a ter melhores detalhes, graves e maior profundidade se comparadas com as tradicionais.

A Apple prepara-se também para possivelmente lançar um serviço de streaming de músicas e uma loja de música para Android. Todas estas novidades podem ser lançadas já na WWDC de 2 a 6 de junho em San Francisco.

iTunes Store and Radio

Por tudo isto a Apple já começou a contratar novos engenheiros para trabalhar na sua loja de música digital e para isso já postou algumas oportunidades de emprego na sua plataforma. A Apple colocou oportunidades de emprego para um Engenheiro de Software para o iTunes e um Engenheiro de Software para iOS também para o iTunes Radio, outros cargos ligados ao software e ao iTunes também estão disponíveis aqui.

Nas descrições dos cargos pode ler-se:

A equipa de Pesquisa da iTunes Store está à procura de um engenheiro de topo para criar e melhorar as funcionalidades da iTunes Store, da App Store e da iBookStore. A equipa é responsável por funcionalidades tais como o iTunes Genius, iTunes Match e as Recomendações, assim como outras funcionalidades personalizadas e ligas à cloud  da iTunes Store.

Criar novas funcionalidades, resolver problemas e bugs, otimizar a performance do iTunes Radio no iOS. Participar em discussões de novas funcionalidades entre equipas.

No último mês, surgiram rumores que a Apple poderá no iOS 8 transformar o iTunes Radio numa aplicação separada da aplicação de Músicas para assim lhe dar mais visibilidade.

A Apple está assim a tentar contrariar a queda de vendas de música online que têm vindo a acontecer nos últimos tempos devido à concorrência. Contudo, como se poderá perceber ainda falta muito trabalho para que algumas destas funcionalidades sejam introduzidas.

0 comments