Apple prepara desbloqueio com Touch ID dos iPhones no novo OS X

Uma das tecnologias mais apreciadas e que mais segurança proporciona aos dispositivos móveis da atualidade é o leitor de impressões digitais, Touch ID. Depois do seu aparecimento, em 2013 com o iPhone 5s, e, de no ano seguinte, surgir inevitavelmente nos tablets com o iPad Air 2, e o Mini 3, eis que a Apple prepara agora, em software, a possibilidade do uso desta ferramenta no OSX (ou macOS) 10.12.

Os mais recentes rumores relativos à nova versão do sistema operativo, (fonte: MacRumors) referem que a empresa prepara algo muito idêntico, ao que temos atualmente em apps como a MacID (com o recurso a dispositivos que já são suportados fisicamente para tal). Para além de recorrer (obviamente) ao leitor do iPhone, a função necessitará da ligação Bluetooth dos dois terminais ativa, para que o leitor físico presente no smartphone possa então partilhar os dados da impressão digital do utilizador, com o computador.

A implementação desta tecnologia poderá tornar possível a realização de tarefas muito semelhantes às que já existem no iOS. Destacamos o desbloqueio do dispositivo, o acesso a notas protegidas sem necessidade de código, compras nas lojas online da Apple como App Store e iTunes ou até no browser, recorrendo ao serviço de pagamentos, Apple Pay.

Com esta nova funcionalidade a Apple poderá atrasar a inserção de um possível sistema de impressões digitais diretamente nos Macs. Será também curioso perceber se a Apple tenciona criar uma interação semelhante entre Macs e o Apple Watch, mas saberemos todas as novidades já no próximo dia 13 de Junho.

0 comments