Qualcomm poderá perder exclusividade da Apple

Foi o próprio CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, que revelou em conferência de investidores que esperava que o seu maior cliente fizesse encomendas também a outros fornecedores. Desta afirmação, a agência noticiosa Bloomberg foi rápida a assumir que este “cliente” é a Apple, visto que apenas a Samsung poderia chegar perto do número de encomendas que a gigante de Cupertino realiza anualmente à Qualcomm.

Actualmente a Qualcomm fornece, em exclusivo, o Chip LTE para todos os dispositivos móveis da Apple enquanto que a Samsung encomenda este chip a vários fornecedores diferentes. Ao que parece a gigante norte-americana pretende “copiar” a rival sul-coreana e poderá passar a dividir a encomendas de chips LTE entre a Qualcomm e a Intel.

Esta afirmação de Mollenkopf teve um efeito imediato nas acções da Qualcomm que começaram a perder valor quase automaticamente. Entretanto, tal como menciona o 9to5mac, a Intel anunciou o despedimento de mais de 12 mil trabalhadores com o intuito de facilitar uma transição da mentalidade da empresa: “de uma empresa de computadores para uma empresa que alimenta a Cloud e milhões de dispositivos smart”.

0 comentários