Apple poderá oferecer subscrição na sua app News

Por enquanto a app News continua a ser uma miragem em Portugal e em 99% do mundo, mas isso não implica que a Apple não esteja já a pensar em nova funcionalidades que poderão agradar aos criadores de conteúdo informativo.

A informação é avançada pela agência noticiosa Reuters, que afirma que a Apple está a ponderar oferecer às publicações a possibilidade de as mesmas cobrarem pelo acesso ao conteúdo por si criado. Actualmente, na app News as empresas apenas podem disponibilizar o seu conteúdo gratuitamente ou então excertos indicando depois o link onde o texto pode ser lido na integra (fora da app em si).

Esta medida pretende agradar às empresas que conseguem assim ter uma nova opção para lucrar com conteúdo. A relação entre a Apple e os criados de conteúdos não tem sido propriamente fácil visto que, como se descobriu recentemente, nem a Apple sabe bem os dados sobre a utilização da sua app.

A app News foi apresentada em Junho, durante a WWDC, e chegou aos Estados Unidos em Seteumbro aquando o lançamento oficial do iOS 9. Em meados de Outubro a app chegou também ao Reino Unido e Austrália com a Apple a anunciar, uma semana depois, que a plataforma de notícias já tinha cerca de 40 milhões de utilizadores.

A expansão mundial da app News tem sido feita de um modo lento e, quase 1 ano depois de ter sido anunciada, apenas está disponível em 3 países. Numa entrevista recente, o Vice-Presidente da Apple Eddy Cue explicou a origem da app e revelou que a empresa está a trabalhar numa versão da plataforma News que seja compatível com um dos principais mercados da empresa, a China. A forte censura neste país já levou a queixas por parte de utilizadores da app News que virão o seu conteúdo gravado offline não estar acessível.

 

0 comentários