Apple perde para a Google o lugar de marca mais valiosa do mundo

Um estudo da consultora Millward Brown, divulgado hoje, aponta a Apple como a segunda marca mais valiosa a seguir à Google. Este estudo trata-se de um ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo, onde as primeiras quatro posições são ocupadas por empresas de tecnologia.

Durante 3 anos consecutivos a Apple ocupou a primeira posição, tendo sido agora ultrapassada pela Google cujo valor foi calculado em $158,843,000 em detrimento dos $147,880,000 da Apple. A empresa de Tim Cook apresenta um recuo de 20% em relação ao ano passado, uma queda que para a consultora é devido à “falta de lançamento de produtos dramáticos”. A Google conseguiu uma subida de 40% entre o ano passado e este, um feito que segundo o Jornal Público é explicado nas palavras do director da Millward Brown: “O Google foi bastante inovador no ano passado com o Google Glass, investimentos na inteligência artificial e várias parcerias que levam o seu sistema operativo Android a ser incorporado em outros produtos, como os carros. Toda a actividade envia um forte sinal aos consumidores sobre o que é o Google e coincide com o desaceleramento da Apple”.

brandz2014

A seguir à Google e à Apple, surgem a IBM e a Microsoft, ocupando o terceiro e quarto lugar, respectivamente. A IBM apesar de ter sofrido uma diminuição de 4% conseguiu 107,5 mil milhões de dólares surgindo antes da Microsoft que ocupa a quarta posição com  90 mil milhões de dólares.

A consultora utiliza uma combinação da informação financeira como projeções de vendas futuras e inquéritos a clientes para determinar quanto as marcas valem, ou quanto do valor da companhia advém da visão dos clientes dessa mesma companhia. 

A informação obtida através de inquéritos de satisfação é utilizada para determinar o grau de lealdade dos consumidores a determinada empresa, grau esse que depois é multiplicado por outros valores financeiros originando o tal valor da marca.

 

0 comentários