Apple pede desculpa a programadores por problema que afectou as suas apps nos Macs

Na semana passada várias apps nos Macs deixaram de funcionar devido a um problema de segurança. A situação, que apanhou vários programadores de surpresa, foi entretanto reparada pela Apple mas a empresa quis explicar com mais detalhe a situação aos programadores.

A empresa explica que em Setembro lançou um novo certificado de segurança para Mac, a prever já a expiração de outro certificado mais velho. Este novo certificado usa um algoritmo SHA-2 mais forte, em vez do antigo algoritmo SHA-1. No entanto duas situações levou a que os utilizadores experimentaram erros quando iniciavam algumas apps:

  • Um problema de caching com a Mac App Store que obrigava o utilizador a reiniciar o computador e re-autenticar com a App para limpar o cache antigo;
  • O outro problema pretende-se com algumas apps que estavam a correr versões mais antigas do OpenSSL que não suporta o algoritmo SHA-2.

No que diz respeito ao primeiro problema, a Apple diz que está a trabalhar numa solução que deverá vir na próxima actualização do OS X.

0 comentários