Apple paga 5 dólares em créditos iTunes a compras feitas indevidamente por crianças

A Apple chegou a um acordo judicial em que concorda pagar 5 dólares em créditos iTunes a compras “In-App Purchases” feitas indevidamente por crianças.

Em 2011 a Apple foi alvo de um processo judicial movido por vários pais de crianças em que reclamavam a devolução do dinheiro gasto pelos seus filhos em jogos que supostamente eram grátis.

O termo In-App Purchases quer dizer “compra dentro da aplicação” por outras palavras quer dizer que um jogo ou aplicação pode ter um conteúdo extra que pode ser comprado à parte. Este tipo de compras acontece muito em jogos grátis em que é possível adquirir pontos de experiência extra ou armas extra se estas forem compradas em separado.

O que acontecia era que os pais que faziam download de jogos grátis e quando os filhos iam jogar acediam e compravam os conteúdos extra sem que os pais tivessem conhecimento.

Agora com este acordo judicial a Apple irá pagar 5 dólares em créditos iTunes aos pais lesados e poderá mesmo fazer uma devolução em dinheiro caso o montante gasto tenha sido superior a 30 dólares. A Apple irá enviar notificações por email a 23 milhões de utilizadores do iTunes que foram afetados por estas compras indevidas.

Os detalhes do acordo pode ser lido na integra aqui.

A Apple começou a pedir senha de acesso antes de se efetuar uma In-App Purchase desde a versão iOS 4.3 (logo que o problema foi reportado).

Atualmente a opção In-App Purchase pode ser totalmente bloqueada pelos utilizadores.

0 comments