Apple investe na Didi Chuxing a Uber Chinesa

Os investimentos da Apple em empresas com potencial não são segredo, e desta vez a empresa faz um novo investimento milionário naquela que pode ser considerada a “Uber chinesa”. Mil milhões de dólares foi o que a empresa de Tim Cook investiu na Didi Chuxing, um serviço em tudo igual à mundialmente conhecida Uber. Este investimento não deixa de ser intrigante pois a Apple investe em empresas tecnológicas e não em empresas de transporte.

Mas o próprio Tim Cook responde a esta dúvida tão pertinente, Cook referiu que este investimento é baseado numa questão estratégica para a empresa. Visto que este investimento irá abrir horizontes à Apple em relação a certos segmentos de mercado naquele país, com este investimento a empresa irá aprender e conhecer melhor o mercado Chinês. Cook salientou ainda que como não poderia deixa de ser, este investimento irá trazer retorno financeiro para Apple a longo prazo, não que este seja certamente o objectivo principal.

Honestamente, esta justificação de “aprender com o mercado Chinês” não me parece muito credível, sabendo que a Didi possui 83% do mercado chinês de transportes de passageiros e que a Apple pretende entrar no mercado automóvel, este não me parece um simples negócio em que a Appe “queira aprender” ou “conhecer o mercado”.

O interesse da Apple neste ramo não é segredo como diz o CEO da Tesla, todos sabem o que vai acontecer no futuro mas ninguém fala abertamente do assunto. Este investimento da Apple poderá ser um passo naquilo que até ao momento é conhecido como “Projecto: Titan“.

É relevante salientar que a empresa não adquiriu a Didi por completo, apenas fez um investimento milionário para, segundo Tim Cook, lucrar com o mesmo a longo prazo.

0 comments