Apple está a investigar impressoras 3D

A nova patente da Apple foi descoberta pelo AppleInsider e descreve uma impressora 3D com a capacidade de imprimir conteúdo com várias cores. A patente tem o título “Method and apparatus for three dimensional printing of colored objects” e diz respeito a um impressora 3D que deposita camadas de material (habitualmente plástico) numa plataforma de acordo com uma imagem digital.

Segundo a imagem inserida na patente (ver imagem de destaque), a impressora da Apple é composta por duas cabeças (número 215 e 235 na figura), em que uma irá fazer o depósito do material enquanto que a segunda serve para aplicar a cor. Sendo este processo separado, a Apple indica até duas soluções para a criação final de um objecto 3D com várias cores:

  1. A primeira cabeça deposita cria o objecto até ao fim e só depois é aplicada a cor;
  2. As duas cabeças funcionam intercaladas e uma nova camada só é criada depois da anterior já estar pintada.

O mercado actual de impressoras 3D é composto, maioritariamente, por dispositivos que apenas permitem uma cor. Existem modelos que oferecem mais do que uma cor mas o seu preço é superior a um carro, por exemplo. Não se sabe se esta impressora alguma vez irá ver a luz do dia ou se não passará de uma patente para colocar na gaveta.

0 comments