Apple está a construir a sua própria CDN para entregar conteúdos mais rapidamente

A Apple está a trabalhar no seu novo plano de desenvolver a sua própria rede de entrega de conteúdos (CDN). A gigante de Cupertino está a negociar com os prestadores de serviços de internet para assegurar a eficiência na entrega dos conteúdos aos utilizadores.

A Apple tem o controlo de todo o conteúdo do iTunes e do iCloud, contudo a entrega dos conteúdos é feita recorrendo a tecnologia de outras empresas tais como a Akamai, cedendo assim o controlo sobre a qualidade do serviço, algo que a Apple nunca gostou. A imprensa noticia que a tecnologia já está a ser desenvolvida internamente há cerca de 5 anos, o que irá permitir mais rapidez e fiabilidade na entrega dos conteúdos.

A Apple está a negociar também com os prestadores de serviços de internet ao nível do hardware de redes.

A Apple tem estado muito ocupada na construção do serviço que irá correr em Apache Traffic Server e na compra de transit, co-location, comprimentos de onda e outros serviços para a infraestrutura. A CDN da Maçã está a crescer rapidamente, e não vai demorar muito para começarmos a ver uma parte do seus conteúdos a serem entregues a partir desta.

Como parte da sua construção é fora dos EUA, a Apple está a negociar com os ISP’s para levar as ligações até aos utilizadores, mas é interessante notar que com toda a conversa ultimamente sobre a neutralidade da internet, a Apple não está reivindicar.

Esperam-se grandes novidades no que toca a estes planos nos próximos tempos.

 

0 comments