Apple tem equipa secreta a trabalhar na App Store

Que a App Store está a precisar de ser renovada não é propriamente novidade e esta necessidade foi, indirectamente, confirmada pela Apple em Dezembro do ano passado com este segmento da empresa a mudar de liderança, para as mãos de Phil Schiller.

Agora a Bloomberg avança que a gigante de Cupertino tem cerca de 100 engenheiros a trabalhar secretamente numa renovação da App Store e que pesquisas pagas é uma mais possibilidades mais fortes. Pesquisas pagas é um negócio que se revelou milionário para uma das principais rivais da Apple, a Google, e consiste na possibilidade de as empresas para pagarem para o seu nome aparecer em primeiro quando determinadas palavras/frases são pesquisadas no motor de busca.

Esta novidade permitiria aos programadores pagarem para ver as suas apps aparecem no topo da pesquisa na App Store e assim aumentar os seus downloads/compras. A alteração irá agradar principalmente às empresas que têm mais dinheiro mas será a própria Apple a principal “vencedora” desta alteração, que passará a ter uma nova fonte de rendimento a partir da App Store.

A App Store apareceu pela primeira vez em 2006 mas desde então o seu crescimento tem sido exponencial, sendo mesmo uma das plataformas de maior sucesso da Apple. A título de exemplo, no dia 1 de Janeiro de 2016 a plataforma registou mais de 130 milhões de euros em vendas, sendo a App Store da Apple 75% mais rentável para os programadores do que a Google Pay.

0 comentários