A Apple divulgou acidentalmente (ou não) o novo MacBook Pro

A Apple tem um evento agendado para amanhã, dia 27 de outubro às 18 horas onde, segundo os rumores, a Apple vai lançar a nova geração dos MacBook Pro. Os rumores sobre as novidades do próximo topo de linha dos MacBook já andam a circular há vários meses, um desses rumores é a presença de um novo ecrã touch OLED fino na parte superior do teclado. Segundo um leak da própria Apple este rumor está mesmo correto.

Este novo ecrã vai substituir as teclas de funções e vai mostrar informação adicional ao que vemos no ecrã principal. De acordo com as imagens divulgadas acidentalmente pela própria Apple, incluídas numa atualização do macOS disponibilizada esta semana, este ecrã irá mostrar botões táteis, informações úteis e servirá também para fazer pagamentos pelo Apple Pay.

A autenticação do serviço de pagamentos da Apple será feita numa superfície Touch ID, semelhante à do botão home do iPhone. Colocando o dedo nessa parte a nossa impressão digital é scaneada para confirmar a transação em curso. Não se sabe ainda se o Touch ID servirá também para por exemplo desbloquear o Mac ou se terá uma API para os programadores poderem usar nas suas aplicações.

As imagens parecem ter sido acidentalmente divulgadas pela gigante de Cupertino mas não devemos pensar que estes “acidentes” acontecem por acaso. Terá a Apple divulgado propositadamente estas imagens para abafar as novidades relativas aos computadores Surface apresentadas hoje pela Microsoft?

kep

Além do novo ecrã e do Touch ID podemos também reparar nas imagens divulgadas pela Apple não mostram a tecla física “Esc”, uma vez que faz parte do conjunto de teclas de funções. A funcionalidade desta tecla passará assim, provavelmente, para o novo ecrã.

Foram ainda encontradas mais imagens referentes ao Touch ID no sistema. Ao que parece, tanto pelo formato das imagens como pelo seu conteúdo parecem ser os ícones desta nova ferramenta.

icons-touchid-mac

Para termos a certeza destes rumores teremos que esperar por amanhã e pelo evento especial da Apple. Pode acompanhar tudo aqui no iClub.

0 comments