Apple com muita parra e pouca uva

Neste ano de 2013 muito se tem falado da Apple… ou da falta dela no mercado.

 

São inúmeras as novidades e rumores, em quantidades bíblicas, mas na verdade o que foi realmente apresentado?

Muito pouco ou quase nada! São apenas muitos rumores e pequenos incrementos que vão alimentando a comunicação social e saciando a sede aos seguidores da marca de Cupertino. São as patentes, os rumores do iPhone 5S, as hipotéticas novidades do iPad mini com retina, o novo iPad de quinta geração com a estrutura do iPad mini, e os atrasos no Mac OS X 10.9.

O que de mais expressivo temos visto, em termos de anúncios, chegou no final do ano e foi um incremento na família do iPad de quarta geração com a apresentação do iPad de 128GB. Desde então, pouco ou nada foi realmente significativo. Apresentaram-se várias actualizações do iOS 6.1, que recentemente chegou à versão iOS 6.1.3, onde essencialmente foram aplicadas actualizações de segurança e vimos o CEO da Apple, Tim Cook, pedir desculpas algumas vezes por erros e outras formas menos claras da Apple actuar, como foi a mais recente no mercado chinês.

O mercado de títulos tem sido um claro exemplo do que estamos a referir. A Apple tem somado apenas intenções ….mas isso é pouco para quem espera milhões.

Embora  os últimos resultados anunciados pela Apple possam mostrar lucros de mais de 54 mil milhões de dólares, não são de todo o que se esperava num período onde as novidades deveriam ser “quentes”e apelativas.

apple grafico
Aspecto Apple Inc. (AAPL) – NasdaqGS

 

Mas individualizando alguns dos rumores:

Nova Patente de chamada em espera

apple patentes chamadas em espera
Patente de informação para chamada em espera

 

O Departamento de Marcas e Patentes dos estados Unidos concedeu à Apple uma nova patente, que vem trazer novidades ao sistema de chamadas em espera no iOS. A patente, registada com o nº8.412.164 é um “sistema de comunicação que fornece dados seleccionáveis ​​pelo utilizador quando este estiver com uma chamada em espera.”

De acordo com o pedido de patente, a informação não seria “estática”. Esta informação seria adaptada a cada interveniente que está do outro lado da linha. Quando as pessoas estão em espera, a informação adaptada poderia mostrar, por exemplo, notícias de uma determinada cidade, a previsão do tempo, etc… informações essas que não necessitam de estar armazenadas necessariamente no equipamento.

Além disso poderia inclusive mostrar informação única sobre a pessoas que está em linha. Por exemplo, o aniversário da pessoa, reuniões futuras que o utilizador tem agendadas, etc.

Mas ao nível das patentes, também se falou da Apple querer que quando os iPhone caiam… que caiam de pé, então patenteou a tecnologia, como pode ver aqui.

 

Apple lançará iPhone 5S em Junho

Possível aspecto iPhone Low Cost
Possível aspecto iPhone Low Cost

 

Já ouvimos rumores deste lançamento em, praticamente, todos os trimestres do ano 2013. Mas a data de Junho deste ano tem sido a mais consistente, até porque colocaria de novo o iPhone naquela data de lançamento que Steve Jobs sempre usou para o seu lançamento.

Desta vez foi o The Wall Street Journal a reportar que a Apple já tem planos para começar a produção do novo iPhone já neste trimestres para ser lançado na data do rumor. Segundo parece o aspecto será muito idêntico ao actual, deste novo iPhone, onde se manterá o mesmo tamanho de ecrã, de 4 polegadas e aparecerão novidades em termos de processador e qualidade de imagem.

Além deste rumor, continua o outro que a Apple procura, na Ásia, parceiros para desenvolver um iPhone mais barato, com várias cores, mas que só deverá ser lançado, provavelmente, no segundo semestre deste ano. Terá também um ecrã de 4″, com uma estrutura em plástico ou fibra de carbono.

 

Apple pode estar a preparar-se para lançar um relógio

O relógio do futuro que já no passado dava horas
O relógio do futuro que já no passado dava horas

 

Segundo informação publicada pelo site TGBus.com a Apple estaria também a preparar,  para o primeiro semestre deste ano, o lançamento de um relógio completamente inovador e que que terá a capacidade de interagir directamente com o iPhone e com o iPad. 3 meses passaram e não vimos ainda nada!

 

Mac Os X 10.9 parado para dar prioridade a iOS 7

Mac OS X 10.9 atrasado para beneficiar o iOS 7
Mac OS X 10.9 atrasado para beneficiar o iOS 7

 

Também está a circular na web o rumor que ,a equipa de engenheiros, que estariam a trabalhar no desenvolvimento do Mac OS X 10.9, foi deslocada para o desenvolvimento do iOS 7, pois o sistema móvel da Apple estaria atrasado.

Tudo leva a crer que a Apple não estava nada agradada com os desenvolvimentos que o iOS estaria a levar pois, caso contrario, não haveria estas mexidas no comando, como foram levadas a cabo. Ao colocar Jony Ive no comando do design do iOS, parece que é algo de caracter urgente. Assim, a única certeza e pelo que já vimos do passado de Jony, o iOS 7 trará um design que marcará, além de outras possíveis novidades tecnológicas, como um sensor biométrico avançado. Mas não passa de mais uma intenção/rumor.

Com isso, o mundo vai promovendo “seminários” sobre “O que poderá trazer de novo o iOS 7“… alguma coisa estará certa!

 

iPhone 5 e iPhone 5S ainda são projectos de Steve Jobs

Steve Jobs supostamente ainda determinou iPhone 5 e iPhone 5S
Steve Jobs supostamente ainda determinou iPhone 5 e iPhone 5S

 

Por fim, esta semana ou no final da semana que passou, para alimentar páginas de jornais, foi referido que o iPhone 5 e possivelmente o iPhone 5S ainda seriam projectos deixados por Steve Jobs. É possível, até porque, se bem nos lembramos, muitas ideias foram escritas e pormenorizadas por ele, inclusive estão citadas no livro “Steve Jobs” de Walter Isaacson. Mas há pormenores que não são fruto da sua imaginação, são sim fruto do avanço tecnológico e fruto do impulso da concorrência… Steve odiava ecrãs acima das 3.5″… por exemplo!

Mas há mais e bons rumores e muitos outros vão aparecer, mas é necessário é que apareçam novidades, essas sim fazem as delícias de quem gosta de tecnologia e fazem os mercados mexerem. Felizmente, para já pelo menos, outras marcas ainda não têm o poder de lançar produtos que “marcam” tendências, como a Apple ainda consegue fazer, mas, nada é eterno, a Apple tem de rever o seu estatuto, a concorrência está mais audaz e com produtos de altíssima qualidade.

0 comentários