Apple Campus 2 em detalhes na revista CLOG:APPLE

No início do ano foi anunciada uma nova edição da CLOG, revista de arquitetura, sobre a Apple. Com foco no projeto do novo Apple Campus 2, que tem como um dos seus idealizadores nosso gênio,Steve Jobs. Como bom interessado pelo mundo Apple eu comprei um exemplar, mesmo sem saber do que realmente se tratava e que seria uma revista tão técnica.

Mas a história da CLOG:APPLE para mim não se resumiria simplesmente comprar, esperar chegar e ler, na verdade foi bem mais longa que isso. Comprei em Fevereiro meu exemplar, calculei que no final de Abril ou início de Maio receberia em casa, mas nada disso aconteceu. Em Junho, já sem esperanças de receber minha CLOG, mandei um email para os editores e prontamente fui respondido dizendo que me enviariam outro exemplar. Dia 12 de Julho, finalmente recebi!

A revista é especializada em arquitetura e tem como principal objetivo da edição, contextualizar a arquitetura do novo Apple Campus 2 (aquele que parece uma espaçonave). Durante toda a revista são demonstrados alguns padrões Apple de arquitetura, expondo especialmente as Apple Stores. No meio da revista há um especial com a foto frontal de todas as Apple Stores existentes até a data de sua publicação.

Além de todos os textos sobre a “complexidade simplificada” da arquitetura da Apple em suas lojas, e de como a garagem na casa da família Jobs influenciou nos mais diversos ambientes do primeiro Campus, a revista também conta com uma entrevista com Ronald Wayne, fundador da Apple junto com Steve Wozniak e Steve Jobs.

Há um pequeno estudo sobre a forma em anel do novo campus e compara seu tamanho com diversos monumentos da arquitetura moderna, como o Coliseu, Estádio Olímpico em Beijing, Estádio do Dallas Cowboys (time de futebol americano), a Pirâmide de Giza e até mesmo o prédio do Pentágono. Além disso, é mostrado que o novo projeto segue o formato de seu produto “salvador”, o iPod. Segundo a revista, é mesmo possível sobrepor um iPod ao layout deste novo projeto e a loja da 5ª avenida em Nova Iorque tem foi inspirada no PowerMac G4 Cube, talvez este seja o motivo da recente reforma do cubo de vidro da loja: para deixá-la “ainda mais translúcida”.

Ao final da revista, para os mais entusiastas da política de segredos da Apple quanto aos seus projetos, há uma compilação de e-mails que o editor da CLOG recebeu de possíveis fontes. Claro, todas as respostas com respostas negativas quanto a sua participação para conversas ou fornecer dados a respeito dos projetos que o editor gostaria para a publicação. Se bem que eu poderia anexar aqui o email deles negando a autorização de reprodução de qualquer conteúdo interno da revista… vai entender! De repente com tantas negativas eles acabaram se inspirando! Humpf!

Bônus: O novo campus terá formato circular e o primeiro endereço da Apple é Infinite Loop, seriam apenas piadinhas ou tem algum mistério ou significado interno interligando estes fatos?

Estes e outras curiosidadas podem aparecer durante a leitura desta revista, que deixa mais curiosidades que respostas a elas. Mas definitivamente é uma boa leitura para os AppleAddicteds interessados em arquitetura.

Para mais informações e compra, visite o site CLOG:APPLE (Valor: US$ 15 + US$ 10 frete).

0 comentários