Apple apresenta proposta a editoras discográficas independentes relativa ao iTunes Radio.

Umas das novidades apresentadas na WWDC 2013 foi a funcionalidade iTunes Radio que permite aos utilizadores fazer streaming de músicas.

De acordo com o The Wall Street Journal a Apple já enviou a editoras discográficas independentes uma proposta para estas publicarem as suas músicas no novo serviço.

Uma fonte adiantou que a Apple, no primeiro ano, propõem-se a pagar 0,13 cêntimos (US$) cada vez que uma música é reproduzida. A este valor soma-se 15% das receitas em publicidade que forem arrecadadas, montante esse que será distribuído proporcionalmente de acordo com a dimensão de cada editora. No segundo ano estes valores sobrem para 0,14 cêntimos por reprodução e 19 da receita em publicidade.

Estes números são mais generosos do que aqueles oferecidos pelo popular serviço Pandora que se fica pelos 0,12 cêntimos por reprodução. Alem disso a fonte indica que a empresa de Cupertino estará disposta a pagar aproximadamente o dobro do que a Pandora paga em licenciamento de músicas.

A proposta parece ser semelhante á oferecida as grandes editoras (Sony Music Entertainment, Universal Music Group, Warner Music Group) com a exceção que estas terão recebido um pagamento adiantado como incentivo.

O iTunes Radio deverá estar disponível a partir do Outono de 2013 nos Estados Unidos da América estando prevista a expansão do serviço para outras regiões no futuro.

0 comments