Apple apresenta o novo iPhone 5

Durante a tarde de hoje, na conferência agendada pela Apple no Moscone Center, Phil Schiller subiu ao palco para apresentar o novo iPhone 5.

O design manteve-se fiel àquilo que fomos habituados com a introdução do iPhone 4 mas com melhorias bastantes significativas: o novo modelo tem apenas 7.6mm de espessura e pesa 112 gramas — 18% mais fino e 20% mais leve que o antecessor.

Além das melhorias no design, foi apresentado um ecrã maior de 4 polegadas e com 44% mais saturação de cores. A resolução apontada pelos rumores estava correcta, havendo apenas um aumento de pixels na vertical (1136 x 640 pixels). Para a Apple, a largura deverá manter-se por razões ergonómicas, continuando a ser possível segurar e escrever texto com apenas uma mão.

Este aumento de espaço levou à criação de uma nova fileira de ícones na página inicial que passa de 5 para 6 e todas as aplicações podem agora aproveitar para mostrar mais conteúdos. Aplicações nativas e outras oficiais como o Pages, Keynote, Numbers ou GarageBand foram também actualizados para tirar partido do novo ecrã.

O LTE foi outra das novidades que a Apple fez questão de incluir no novo iPhone que torna possível o download de conteúdos a uma velocidade máxima de 100 mbps. No caso de Portugal, apenas constava o logo da tmn durante a apresentação mas aguardamos mais informações sobre o LTE em outras operadoras. Também é assegurada a conectividade por HSPA, HSPA+, DC-HSDPA e dual band Wi-Fi.

Relativamente ao novo chip A6 foram anunciadas poucas novidades mas sabe-se que é duas vezes mais rápido em comparação com o chip A5 e permite uma melhor gestão de energia, permitindo 8 horas de conversação em 3G ou LTE, 10 horas de vídeo ou 225 horas em standby.

A câmera foi actualizada com novas funcionalidades, tais como a possibilidade de fazer panoramas com 240 graus de amplitude — com capacidade de criar imagens de alta-resolução com uns incríveis 28 MP — e é agora 25% mais compacta. O tempo necessário para capturar uma foto também foi reduzido até 40% e incorpora filtros que reduzem o ruído nas imagens quando tiradas em ambientes de pouca luminosidade.

Apesar de continuar com os mesmos 8 MP que o iPhone 4S, o novo iPhone 5 traz diversas melhorias na captação de vídeo em alta-definição (1080p), sendo agora possível detectar até 10 caras e um renovado mecanismo de estabilização de imagem. A câmera frontal de FaceTime é agora HD (720p).

Juntamente com as novas câmeras, há agora 3 microfones (um em baixo, um na parte frontal e outro na traseira) que melhoram significativamente a qualidade das chamadas.

Por fim, a Apple anunciou também o novo cabo que irá acompanhar todos os novos produtos da empresa no futuro: o Lightning. Este cabo de apenas 8 pinos vem ocupar o lugar do anterior cabo de 30 pinos. Sendo 80% mais pequeno que o anterior cabo, a Apple tornou-o também reversível, ou seja, qualquer orientação do cabo é funcional.

A disponibilidade do iPhone 5 está confirmada para os Estados Unidos a partir do dia 21 de Setembro e em Portugal a partir do dia 28 do mesmo mês. A TMN e a Vodafone já confirmaram a comercialização do telefone para este dia, havendo ainda a possibilidade de comprar pelos agentes autorizados em Portugal, pela primeira vez.

Os preços nos Estados Unidos para as versões de 16, 32 ou 64GB continuam iguais — 199$, 299$ e 399$, respectivamente —mas em Portugal ainda não é conhecido.

0 comentários