App Store do iOS garante mais 75% de receitas que a rival Google Play

O crescimento da plataforma móvel da Google tem sido impressionante mas, curiosamente, os programadores continuam a ter melhores resultados com a App Store para o sistema operativo móvel da Apple.

Os dados, da App Annie, dizem respeito ao ano de 2015 e mostram que o Google Play continua com um crescimento anual impressionante no que diz respeito ao número de downloads, enquanto que a Apple estagnou, desde 2013, neste aspecto (Gráfico 1).

anual_app_downloads
Gráfico 1

No entanto, e apesar do crescimento da plataforma Android em termos de número de downloads, a verdade é que os programadores não conseguem ter tantas receitas neste ecossistema. Em 2015 os programadores receberam mais 75% em receitas no iOS do que no Android. Comparativamente com o ano passado, as duas plataformas cresceram mas no caso da App Store iOS, o crescimento acabou por ser ligeiramente mais acentuado (Gráfico 2).

anual_app_revenue
Gráfico 2

Outro gráfico deste estudo mostra que a China é cada vez mais um mercado crucial no mundo da Apple. Pela primeira vez, a China ultrapassou os Estados Unidos como o principal mercado de apps na plataforma móvel da Apple. A mudança de posições começou no final do ano de 2014 – altura que corresponde com o lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus – e manteve-se em 2015 com a nova geração de iPhones.

iOS_china_EUA
Gráfico 3

 

0 comentários