App da semana: Tandem

Qual é a melhor forma de aprender uma língua nova? Praticando. Como é que se pratica? A falar e a escrever num contexto o mais real possível. É por isso que muitas pessoas optam por passar temporadas noutros países para desenvolver a língua local. Mas se o seu dinheiro não estica e se o seu patrão não lhe oferece umas férias no estrangeiro, experimente a aplicação Tandem.

Tandem é uma app de intercâmbio, uma plataforma que o ajuda a encontrar nativos da língua que pretende aprender e que estão ali disponíveis para falar consigo. Tão simples quanto isto. Você conhece pessoas e tira uns minutos para falar com elas de forma a praticar o idioma que deseja melhorar.

A aplicação permite chamadas de áudio, vídeo, mensagens com áudio, mensagens com fotos ou o simples serviço de chat. Escolha as línguas que pretende melhorar, sobre que assunto prefere conversar e escolha quando e com quem quer falar.

Caso pretenda uma ajuda mais profissional, a app disponibiliza também acesso a professores de línguas. Analise os perfis destes e escolha aquele que corresponde àquilo que procura num professor.

Ao instalar Tandem pela primeira vez, vão-lhe ser colocadas algumas questões relativamente às suas expectativas para com a aplicação e com que tipo de pessoas pretende conversar. No final surge uma mensagem a dizer que a equipa vai analisar as respostas e que terá que aguardar por uma aprovação para poder utilizar a app. Existem uma série de críticas na App Store relativamente ao tempo de espera pela aprovação. No entanto, a minha veio rapidinho: em poucos minutos tive acesso à aplicação. Por isso, não faça caso e experimente que vale a pena.

0 comentários