App ANA Portuguese Airports – Menos uma razão para se perder um voo

Quantos de vocês já viajaram de avião? A grande parte, presumo! E quando têm um avião para apanhar qual a primeira coisa que fazem quando chegam ao aeroporto? Olhar para o placard das partidas e verificar se o vosso voo está dentro do horário estipulado, quais os balcões de check-in e qual a porta de embarque. E quando se deslocam ao aeroporto para receber alguém? Se o voo irá chegar na hora prevista ou qual será a sua estimativa de chegada no caso de haver algum atraso.

Para vos resolver todas estas ansiedades, todas estas questões e todas estas dúvidas surgiu uma das melhores aplicações desenvolvidas em território nacional, não só em termos de informação útil fornecida, como a nível de design e usabilidade na navegação, a ANA Portuguese Airports.

Ao iniciar-se a aplicação, visualiza-se logo o menu principal, encontrando-se selecionado por defeito o aeroporto de Lisboa, onde somos logo informados da temperatura atual acompanhada de uma imagem de fundo da Ponte 25 de Abril. A navegação entre os principais menus é feita através do swipe, tanto para cima e para baixo, como para a esquerda e direita.

Ao fazermos um swipe para baixo acedemos ao menu dos aeroportos pertencentes à ANA – Aeroportos de Portugal, sendo eles Lisboa, Porto, Faro, Beja e Açores. Mas vamo-nos manter com o Aeroporto de Lisboa, fazendo então um swipe para cima para regressar ao menu principal.

Já no menu principal fazemos um swipe para a direita e entramos na área dos voos, tendo dois separadores, um com as partidas (selecionado por defeito) e outro com as chegadas.

No separador das partidas podemos rapidamente ver a listagem de todos os voos que estão para partir, visualizando logo se a porta de embarque já se encontra fechada, se estão a embarcar, se se encontra na última chamada ou caso a hora de embarque tenha sofrido algum atraso, qual a hora estimada para acontecer. Ao invés de percorrermos a listagem à procura de determinado voo podemos realizar uma pesquisa na parte superior da mesma através do número do voo.

Ao selecionarmos um voo é aberto um popup com informação mais detalhada. A proveniência e o destino do voo, a data e hora, e o estado do embarque.

Na parte inferior existe ainda mais alguma informação divida em três separadores. No primeiro podemos visualizar o terminal onde será o voo, o balcão de check-in e qual a porta de embarque. Já no segundo separador podemos verificar qual a companhia que realizará o respetivo voo assim como o número de telefone e site da mesma. Já no terceiro separador podemos verificar qual a temperatura atual, temperatura máxima e mínima do local de destino.

Ainda neste popup existe uma das funcionalidades mais importantes da aplicação, o “track flight”, que permite ao utilizador manter-se sempre informado do voo pretendido, estando não só a informação do mesmo sempre visível na parte inferior do ecrã (enquanto a aplicação se encontrar aberta) como também recebe uma notificação sempre que houver qualquer alteração no estado do voo, como por exemplo, se o embarque se encontra na última chamada.

O separador das chegadas é bastante idêntico ao separador das partidas. Dando-nos informação sobre a hora de chegada de todos os voos ou se esse horário sofreu alterações dando uma nova estimativa. Podemos igualmente realizar uma pesquisa diretamente através do número de determinado voo.

Selecionando um voo abre um popup com mais alguma informação detalhada, sendo esta de onde é proveniente, o terminal a qual este chega, o número do tapete rolante onde pode ser levantada a(s) mala(s) de porão, a companhia a qual pertence e também a temperatura atual, máxima e mínima do sítio de onde é proveniente.

Já no menu principal, fazendo um swipe para a esquerda entramos na área de “explore” onde podemos rapidamente aceder a bastante informação útil organizada por terminais.

Desde saber onde comprar um livro ou uma peça de roupa, onde comer, onde descansar enquanto se espera pelo nosso voo, como aceder ao wi-fi do aeroporto, ou mesmo onde encontrar uma farmácia ou um balcão de um banco para um câmbio de última hora, tudo se encontra neste menu com a indicação onde se encontra no respetivo terminal e o seu horário de funcionamento, informação prática e direta à distância de um swipe.

Por último, e não menos importante, temos o menu “plan”, acedido através do menu principal fazendo um swipe para cima, onde se pode ter acesso a outro tipo informação que não está diretamente relacionado com os voos.Desde informação dos vários transportes que se podem utilizar do e para o aeroporto, preço do bilhete ou mesmo o preço médio de viagem no caso dos táxis.

Os mais variados serviços que o aeroporto possui também se encontram neste menu. Áreas de lazer para as crianças, serviços premium do aeroporto e mapas com a localização dos diferentes pontos de interesse.

Sem dúvida que é uma das melhores aplicações desenvolvidas em território nacional. O pormenor de existir uma imagem de fundo para cada aeroporto escolhido que acompanha o swipe para a esquerda e direita no menu principal é delicioso. Juntando isto à quantidade de informação útil que a aplicação contém e à fluidez com que esta funciona torna-a numa excelente porta de entrada para quem visita o nosso país. Parabéns à Innovagency pelo excelente trabalho desenvolvido.[divider]
Download: iTunes Store
Preço: Gratuito

Categoria: Viagens
Actualizado: 23 de Jul de 2012
Versão: 1.1
Tamanho: 7.4 MB
Idiomas: Português, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Polaco, Russo, Espanhol, Sueco
Programador: © ANA Aeroportos de Portugal SA
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad.Requer o iOS 4.0 ou posterior.

0 comentários