Aplicações vão ter que passar a ser compatíveis com IPv6

A página dedicada aos programadores da Apple anunciou mais uma novidade, neste caso uma alteração. Até dia 1 de Junho de 2016, todos os aplicativos existentes na App Store têm de passar a ser compatíveis com o protocolo IPv6. A informação oficial da Apple pode ser consultada na página dos programadores.

A introdução do IPv6 no ecossistema da Apple aconteceu na WWDC 2015. Um ano após esta introdução a Apple decidiu tornar o IPv6 o tipo de ligação padrão para todas as aplicações nas suas lojas.

Mas afinal o que é o IPv6?

O IPv6, é a sigla para Internet Protocol version 6, e este é o substituto do IPv4. Os endereços IPv4 em todo o mundo estão a chegar ao limite ou seja, todas as possíveis combinações para obter endereços IP estão a esgotar-se. Pode parecer estranho na verdade, mas imaginem a quantidade de dispositivos que diariamente se ligam à Internet, desde tablets, a computadores até aos smartphones, etc. Existe uma quantidade imensa de dispositivos que a cada segundo dependem da Internet para funcionar e cada um destes dispositivos tem que ter um endereço IP único, portanto o IPv4 está mesmo a atingir o limite de saturação.

O substituto do IPv4 será o IPv6 que possui um maior suporte de ligações. Podem pensar que é difícil de atingir o limite de ligações a todas as redes, porque afinal não há assim tantas certo? Mas sempre que vão ao centro comercial, a uma loja, um café, até mesmo os autocarros já possuem Internet. Imaginem a quantidade de dispositivos que estão ligados nesses espaços, centenas, milhares deles.

Resumidamente, o IPv4 está a ficar com todos os recursos (endereços) ocupados e o IPv6 será o futuro. A Apple prepara-se assim  para o futuro com esta mudança. Relembro que também até ao mesmo dia, 1 de Junho de 2016, todas as apps do watchOS devem ser nativas para as novos APIs do WatchKit.

Ultimamente a Apple tem apostado forte nos programadores, recentemente renovou-lhes a sua página com algumas alterações significativas e não nos podemos esquecer da conferência mundial de programadores que está para breve. Mais informações detalhas sobre esta mudança imposta pela Apple na página de suporte da empresa.

0 comentários