Análise à Evernote 5.0

A popular app Evernote já era uma referência no campo da criação e organização de notas e como tal já foi abordada pelo iClub. No entanto os seus criadores continuaram a apostar na inovação e a versão 5.0 trouxe muitas e importantes novidades que justificam uma nova análise.

A principal diferença para as versões anteriores é a nova interface. Não se trata apenas de mudanças da localização de certos botões mas sim de uma nova abordagem ao modo como o utilizador interage com a aplicação.

A inspiração na app Passbooks é notória. Quando o utilizador abre a Evernote é presenteado com 5 barras horizontais que funcionam como separadores que agrupam as diferentes funcionalidades e 3 atalhos no topo para criar uma nova nota, tirar uma foto para adicionar a uma nota e, por fim, uma das principais novidades que passa pela possibilidade de digitalizar um documento. Esta funcionalidade é bastante simples de utilizar e esta bem conseguida: basta o utilizador pousar o documento que pretende digitalizar sobre uma mesa e tirar uma foto. O software automaticamente recorta a foto de modo a ficar apenas visível o documento e tudo isto sem sair da app.

Relativamente às barras horizontais a primeira permite ao utilizador aderir a pacotes premium; a segunda permite consultar num mapa as localizações onde as diferentes notas foram tiradas; a terceira permite visualizar etiquetas adicionadas às notas; na quarta barra estão armazenados os diferentes blocos de notas e, finalmente, na última barra é possível examinar todas as notas tiradas. Aqui é possível vê-las como lista ou como miniaturas e pode-se ordena-las por data ou titulo e é permitido pesquisar por texto (a i pesquisa tanto o titulo como o as palavras que compõem o corpo da nota).

Ainda ao nível da interface foram ainda introduzidas pequenas animações bastante fluidas e detalhes como texturas que imitam papel que contribuem para o bom aspecto da app.

Em jeito de conclusão resta dizer que esta nova versão mantém as funcionalidades das versões anteriores, adiciona algumas novas e oferece isto tudo numa nova interface melhorada tanto a nível visual como a nível de funcionalidade.

A Evernote já era líder no campo da criação, organização e partilha de notas e esta actualização vem reforçar esta liderança permitindo mesmo a esta app ombrear com as versões deste mesmo software, mais complexo e robusto, para PC e Mac.

Download iTunes Store
Preço: Gratuito

Categoria: Produtividade
Actualizado: 08/11/2012
Versão: 5.0
Tamanho: 25.8 MB
Idiomas: Português, Catalão, Chinês, Croata, Checo, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Indonésio, Italiano, Japonês, Coreano, Malaio, Polaco, Romeno, Russo, Espanhol, Sueco, Tailandês, Turco, Vietnamita
Programador: Evernote © Evernote Corporation 2012
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior. Esta app está optimizada para iPhone 5.

0 comentários