Ações da Imagination Technologies afundam 70% após aviso da Apple

Depois da notícia que a Apple iria deixar de utilizar as suas gráficas num prazo máximo de 2 anos, as ações da Imagination Technologies, empresa inglesa responsável pelo fabrico das GPU dos produtos Apple, caiu cerca de 70%.

No comunicado de imprensa a empresa diz:

“A Apple não apresentou nenhuma evidência para sustentar a sua afirmação de que não ia mais exigir a tecnologia da Imagination, sem violar as patentes da Imagination, propriedade intelectual e informações confidenciais. Essa evidência foi solicitada pela Imagination, mas a Apple recusou-se a fornecê-la.

Além disso, a Imagination acredita que seria extremamente desafiador projetar uma nova arquitetura de GPU do básico sem infringir os seus direitos de propriedade intelectual, portanto a Imagination não aceita as afirmações da Apple.

A notificação da Apple levou a Imagination a discutir com a Apple possíveis acordos comerciais alternativos para o atual contrato de licença e royalties.

A Imagination reservou todos os seus direitos relativamente ao uso não autorizado da informação confidencial da Imagination e dos direitos de propriedade intelectual da Imagination pela Apple…”

Diz a imagination no comunicado.

A notícia cai como uma bomba no seio da empresa inglesa, sendo que metade das receitas da empresa advém da parte dos royalty vindos da venda de cada produto Apple.

No ano passado existiram boatos de que a Apple iria comprar esta empresa, porém o que ocorreu foi a contratação de vários técnicos para estes se juntarem à sua equipa da área.

A Imagination que ainda na passada sexta-feira valia $956 Milhões após a divulgação desta notícia esta segunda-feira caiu para os $312M.

0 comentários