A Química das Coisas para iPad

“A Química das Coisas” é uma nova aplicação educativa para iPad, desenvolvida pela TECField para a Universidade de Aveiro e Science Office, que permite descobrir a química que nos rodeia no nosso quotidiano.

De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento desta aplicação, a ideia surgiu na sequência do repto lançado em finais de 2008 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, quando aquela instituição aprovou uma proposta da União Internacional de Química Pura e Aplicada e da UNESCO para que o ano de 2011 fosse designado o Ano Internacional da Química (AIQ2011). O Departamento de Química da Universidade de Aveiro deu início a um projeto alargado de divulgação da Química junto do grande público, o qual abrange vários meios e plataformas, sob a designação geral A Química das Coisas. O objetivo consiste em demonstrar, de forma simples e acessível, os importantes contributos dos mais recentes desenvolvimentos da Ciência para a nossa comodidade nas coisas mais simples do nosso dia-a-dia.

 

A Química das Coisas

É nesse espírito que a aplicação A Química das Coisas nos brinda com um conjunto de vídeos em que a conhecida atriz e apresentadora de TV Cláudia Semedo nos explica o papel da química em alguns aspetos do no nosso quotidiano. Computadores portáteis, post-its, o sono, os detergentes, os cereais do pequeno-almoço, o pão e até mesmo o café descafeinado são alguns exemplos dos temas abordados. A explicação é acompanhada por animações 3D cuidadosamente concebidas, que ilustram e ajudam a compreender melhor os conceitos.

 

A Química das Coisas

Num tempo em que a Química e as suas numerosas aplicações são incontornáveis, desde a produção de medicamentos, combustíveis, alimentos, metais e, praticamente, todos os produtos manufaturados, este ramo da Ciência assume uma especial relevância na resolução de problemas globais do mundo atual. São, por isso, bem-vindos os esforços de divulgação como este, que trazem a Ciência até à população em geral, bem como aos mais novos, aliando a interface intuitiva e familiar do iPad a uma linguagem acessível a todos.

 

A Química das Coisas

A aplicação para iPad A Química das Coisas pode ser obtida gratuitamente na App Store.

Download: A Química das Coisas na App Store (Portugal)

Preço: Gratuito
Categoria: Ensino
Lançamento: 14/06/2012
Versão: 1.0
Tamanho: 7.6 MB
Idioma: Inglês
Programador: Universidade de Aveiro
© Universidade de Aveiro
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPad. Requer a Actualização de software iPhone 3.2

0 comments